Qual é a rede social mais segura?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Telegram

Telegram. Apesar de se envolver em diversas polêmicas por conta de seu sistema de segurança, o Telegram pode ser considerado a rede social mais confiável. Com uma criptografia P2P, a plataforma pode oferecer anonimato completo para quem quiser e não solicita nem mesmo dados pessoais para que alguém se inscreva nela.

Oba!

  • 4. Facebook. O Facebook estava no primeiro lugar no ranking das redes sociais mais usadas no Brasil em 2020 e o manteve em 2021, mas perdeu o topo entrando em 2022. ...
  • TikTok. ...
  • LinkedIn. ...
  • 7. Facebook Messenger. ...
  • Kwai. ...
  • Pinterest. ...
  • Twitter.

Em relação à segurança da informação e dados compartilhados, o WhatsApp se sobressai ao Telegram. Todas as mensagens do app, sem exceção, têm criptografia universal ponta a ponta. Assim, apenas destinatário e remetente acessam o conteúdo. O Telegram possui a mesma tecnologia, porém não tão abrangente.

O Telegram, um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, sofreu em abril de 2023 uma ordem de suspensão por indicação da Justiça Federal do Espírito Santo. O aplicativo não teria entregado à Polícia Federal informação considerada necessária para combater grupos extremistas presentes no aplicativo.

Ele é uma ótima ferramenta para ambas as coisas, já que permite que você tenha todo o controle do conteúdo e de seus canais. O grande diferencial do Telegram, que o distingue de apps como o Whatsapp, é a possibilidade de se comunicar com milhares de pessoas ao mesmo tempo, em um único grupo ou canal.

Supergrupos, privacidade garantida e enquetes
Como o foco do Telegram é velocidade e segurança, além da criptografia ponta a ponta nas mensagens, no aplicativo você não precisa compartilhar o número do seu celular.

No entanto, o WhatsApp GB é o mod com o maior número de usuários, que relatam bons recursos de privacidade e segurança. Seja como for, na dúvida opte sempre pelo WhatsApp original. Ele é o que oferece mais segurança para você, sem trazer riscos. Senão a segunda melhor opção é o WhatsApp Plus ou FM WhatsApp.

WhatsApp é considerado o app de mensagens mais seguro por 57% dos brasileiros. Uma pesquisa encomendada pelo WhatsApp para o Datafolha (pdf) confirmou algo que já era esperado: ele é o aplicativo mais utilizado por brasileiros no celular, ficando à frente até mesmo do Facebook, do YouTube e do Messenger.

O aplicativo Threads, da Meta, foi lançado no dia 5 de julho de 2023. Com apenas dias de uso, já agregou cerca de 30 milhões de usuários. A plataforma é parcialmente integrada ao Instagram e permite que usuários publiquem textos, fotos e vídeos, curtam, compartilhem e comentem posts de outros usuários.

O movimento SocialFi agora começou a ganhar força à medida que a rede social se torna mais integrada ao blockchain. Muitos investidores, incluindo empresas tradicionais, estão começando a investir em novos projetos de blockchain social.

Com operadoras que oferecem uso ilimitado da plataforma e empresas que se comunicam com clientes e fornecedores, ninguém fica surpreso em descobrir que o WhatsApp é a rede social mais usada no Brasil!

O Telegram agora permite importar mensagens de contatos e grupos do WhatsApp e outros mensageiros no Android e iPhone (iOS).

Desvantagens que precisam ser observadas
Ao contrário dos concorrentes, o Telegram tem uma interface mais robusta e menos limpa, não sendo tão intuitiva e que afasta algumas pessoas. Entretanto, se você ter um pouco mais de calma, vai aprender rapidamente a usar o sistema e saber onde está cada função.

O Telegram ficou fora do ar gradativamente, até parar totalmente em 27 de abril de 2023. Alguns clientes relatam que conseguiram trocar mensagens, mesmo após a decisão judicial. Porém, até a criação de contas no app está suspensa.

A suspensão do aplicativo foi determinada por não entregar às autoridades dados solicitados sobre grupos neonazistas que agem na plataforma, em meio a uma investigação relacionada à recente onda de violência nas escolas.

Durov

Por causa do sucesso mundial do Telegram, Durov figura entre as 150 pessoas mais ricas do mundo, com uma fortuna de US$ 11,5 bilhões (cerca de R$ 57 bilhões), segundo estimativas da revista americana “Forbes”.

Os dados são do departamento de estatística do Statista: Índia (70,48 milhões de downloads); Rússia (24,15 milhões); Estados Unidos (20,03 milhões);