Qual é a saudação de Obaluaê?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A saudação à Obaluaê é Atotô que significa silêncio. O tabu dos seus filhos (iniciados que tem como orixá de cabeça Obaluaê) é o de ir a funerais.

Significado de Atotô
substantivo masculino [Folclore] Saudação ao orixá Omulu. Etimologia (origem da palavra atotô). Ioruba atóto, silêncio.

Com relação ao título do trabalho "ATOTÔ OBALUAYÊ AJUBERU", cabe uma explicação: significa em síntese, uma saudação ao orixá e um pedido de "licença" por estar chegando, por estar invadindo o espaço sagrado de Obaluayê.

Alguns Exus de Obaluayê:
Exu das Almas, Exu Caveira (Omulu/Obaluayê), Exu Bananeira, Exu Molambo, Exu Porteira, Exu Sete Porteiras, Exu do Lodo (de Obaluayê,Yemanjá e Nanã).

"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.

Cura. Não se deve pronunciar o nome primordial de Obaluaê/Omolu. Xapanã é um nome perigoso e, portanto, chamá-lo de Obaluaê, Senhor da Terra, ou de Omolu, Filho do Senhor são formas de cumprir alguns de seus tabus.

Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos. Número:13 (Odù éjì ológbon: razão). Saudação: “Atóto!” (Silêncio!).

Obaluayê é o Rei e Senhor do elemento terra, da matéria ou do mundo material. É conhecido como o Rei das Almas do Ayê, o Senhor das Almas. Enquanto Omulu estanca, estabiliza, paralisa energias, Obaluayê é expansivo, irradiador, transmutador. A morte física, comumente ligada a Omulu é um bom exemplo.

“Silêncio para o grande rei da Terra”- é a ideia expressa na sua saudação, “Atotô”, um deus que não é unilateral. Como todos os orixás, contempla o nosso lado luz, como médico dos pobres, e o nosso lado sombra, da doença, da peste, da velhice, da impotência.

“A comida de Obaluaê é a pipoca, porque pipoca não se faz sem óleo, e óleo quente não se faz rápido. Pipoca precisa de tempo e de silêncio para funcionar”, sinaliza a historiadora. Um terceiro exemplo emblemático é a comida oferecida a Oxum, uma orixá cuja história faz referência à fertilidade.

Senhor da lama e do ouro, Pai de todo o Ayê, que as suas bênçãos me livrem de todo o mal, de todas as dores, de todas as doenças, de todas as moléstias e perseguições. Ilumine Obaluaiê a minha vida, minha consciência, e que sua justiça seja sempre a minha companheira. Proteja-me, Pai, Atotô. Axé!”

Ferramenta de Obaluaê: o Xaxará, que é um cetro de mão, feito de nervuras da palha do dendezeiro, enfeitado com búzios e contas. Além de representar sua conexão com a terra, é também através dele que capta das casas e das pessoas as energias negativas e“varre” as doenças, impurezas e males.

Seus números para sorte: 7 e 14. Obaluaiyê ou Omolu , em sua forma velha, é o Orixá protetor contra as doenças epidêmicas e de pele. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas e brancas e ofereça-lhe pipocas estouradas na areia de praia. Seus números para sorte: 5, 7 e 13.

Nesse processo, Obaluaê foi identificado com São Lázaro, o santo católico padroeiro dos doentes e necessitados. Em algumas tradições, também é sincretizado com São Roque.

A cor branca e preta das velas representa o ciclo completo, desde a luz branca sinal de todo potencial da vida, até a cor preta, o sinal de coisas que terminaram seu ciclo vibratório e que estão sendo transformadas em material para outro ciclo de vida na Terra.

Agosto

Omulu ou Obaluaiê têm o poder de controlar todas as doenças, principalmente as contagiosas. Agosto é o mês de Omulu, o Orixá que veste um grande capuz de palha que cobre todo seu corpo.

Em algumas Umbandas é tido como regente da linha dos pretos-velhos, que aceitam velas brancas ou preto-e-brancas.

A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.

Ê Laroyê / Ina Mojubá / Adakê Exu: saudações ao orixá Exu* na cultura afro-brasileira, que é aquele que abre os caminhos, o Senhor das Encruzilhadas e também da Comunicação; significa "Salve o Mensageiro!"; saudação para Exu, o mensageiro, aquele media a comunicação entre os homens e os orixás; significa "Exu, meus ...

Cores, oferendas e saudação
Laroyê é a saudação destinada à Pomba Gira, que em português significa "Salve!".

OBALUAIÊ - 23/8 a 22/9
Combina com os filhos de: Oxum, Omulu, Oxóssi e Iemanjá.