Qual é o certo Exijimos ou exigimos?

Perguntado por: rconceicao7 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

O verbo exigir é frequentemente escrito de forma errada: exijir. Contudo, a escrita correta é com g. Apenas em algumas formas verbais ocorre a alteração da consoante g para a consoante j, para manutenção da pronúncia: eu exijo, que ele exija, exijamos nós,…

Exija é a forma correta de escrita da palavra.

A forma correta de escrita da palavra é exigir, com g.
...
Exemplos com exigir

  1. Vamos exigir o reembolso do nosso dinheiro.
  2. A professora exige disciplina na sala de aula.
  3. Cuidar de um bebê exige tempo e paciência.

1. Reclamar (em virtude de direito que se julga ter). 2. Reclamar (de outrem o que este não julga do seu dever).

Exijam vem do verbo exigir. O mesmo que: demandem, requeiram, requisitem, solicitem, reclamem, reivindiquem, estabeleçam, ordenem.

1 reivindicar, requerer, reclamar, pedir, solicitar, pleitear, procurar, demandar, requisitar, querer, vindicar. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Impor dever ou obrigação a alguém: 2 impor, ordenar, obrigar, mandar, intimar, constranger, coagir.

Resposta correta – letra C: Em C, tem-se um verbo transitivo direto, sendo “nada” complemento direto de “exigir”.

Se for apenas uma pessoa, a forma correta será “ajudar”, no singular. Se for mais que uma pessoa, a forma correta será “ajudarem”, no plural. Espero ter esclarecido sua dúvida!

Agora, veja a construção correta, aceita pela norma padrão da língua: A empresa vai entrar em contato para resolver o problema. A empresa entrará em contato para resolver o problema.

A forma correta é exige, com g. Diante disso, exije se enquadra como uma palavra incorreta, não estando presente na língua portuguesa mesmo que em um sentido diferente e, por isso, não deve ser utilizada independente do contexto que deseje.

A forma certa como se escreve a palavra é exijo, com j. A mudança nesta conjugação do verbo exigir ocorre para que a pronúncia seja mantida de forma semelhante ao infinitivo, pois a letra g é pronunciada com som de j apenas antes das letras e e i, de acordo com a gramática portuguesa.

exige

  1. eu. exijo.
  2. exiges.
  3. ele, ela, você exige.
  4. nós. exigimos.
  5. vós. exigis.
  6. eles, elas, vocês. exigem.

Solicitamos vem do verbo solicitar. O mesmo que: exigimos, pedimos, provocamos, demandamos, requeremos, requisitamos, rogamos, buscamos.

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico: essa é considerada a maior palavra existente na Língua Portuguesa.

Devia está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. Deveria está conjugado no futuro do pretérito do indicativo. Dever significa ter de, precisar, necessitar, carecer, agradecer, ter que.

As guerras acarretam grandes sofrimentos aos povos. Usar a preposição depois do verbo “acarretar” é um erro sutil e comum. Mas, de acordo com a norma culta, a regra é clara: o correto é “acarretar algo” (sem a preposição).

Verbos intransitivos são aqueles que não precisam de um complemento verbal. Conhecer a intransitividade ou a transitividade de um verbo é essencial para uma boa escrita. Verbos intransitivos não exigem um complemento verbal e podem aparecer acompanhados de adjuntos adverbiais.

Verbos que não precisam de complemento
Os verbos intransitivos têm a capacidade de apresentar o sentido completo de uma ação. As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido.

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Devemos evitar o uso do verbo acabar com os verbos começar, iniciar, terminar ou com o próprio verbo acabar. Observe que construções estranhas: "O jogo acabou de começar"; "O filme acabou de terminar". Pior ainda é a aula que "acabou de acabar".