Qual é o certo Meda ou Meda?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

substantivo feminino Agrupamento de feixes de trigo, palha etc. que serve de eixo vertical e de ponto de apoio para uma vara revestida de palha, de modo a fazer com ela desvie para os lados a chuva. [Figurado] Acumulação de coisas da mesma espécie; feixe, montão. Etimologia (origem da palavra meda).

Montão de FEIXES de CEREAL (#Êx 22.6).

Quando usar o me? O me é utilizado para completar o verbo transitivo direto ou indireto da oração. Por esse motivo, ele exerce a função de objeto (direto ou indireto). Aqui, vale lembrar que o me conjuga verbo, sendo sempre acompanhado de um.

Dá-me é usado na segunda pessoa do singular (dá-me tu). Dá-me a mão. Dê-me é usado na terceira do singular (dê-me ele; ela; você). Dê-me, ao menos, esta honra.

1. Montão cónico de feixes de palha.

Me dar ou me dá: “Você vai me dar um presente?” ou “Me dá um presente”.

A expressão “dai-me” é uma conjugação do verbo “dar” na segunda pessoa do plural do imperativo afirmativo. Essa forma verbal é utilizada para expressar um pedido ou uma ordem direcionada a um grupo de pessoas, solicitando que elas entreguem algo.

Jó 42 relata que Jó falou novamente e expressou o que havia aprendido com o Senhor e como se sentia sobre o que aprendera. Então o Senhor disse aos amigos de Jó que se arrependessem. Os últimos versículos relatam o que aconteceu no fim a Jó.

Jó 41. O Senhor dá mostra de Seu poder no leviatã — Todas as coisas debaixo de todo o céu são do Senhor. 1 Poderás tirar com anzol o aleviatã? ou ligarás a sua língua com a corda?

Utilizamos “para eu” quando a expressão assume a função de sujeito em uma oração. Já o “para mim”, deve ser empregado quando tem função de objeto indireto em uma oração.

Simplificando, ele responde algo relacionado ao verbo, mas sem a presença de preposição. Como em “Ele me obedece”, ou seja, quem obedece, obedece a alguém (me). Já o “mim” é um pronome oblíquo tônico com função de objeto indireto, por isso sempre será acompanhado de preposição. Como em “Isso foi feito para mim”.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Mim, com m final, é um pronome pessoal oblíquo tônico: para mim, de mim, por mim. Min, com n final, é a forma abreviada da palavra minuto: 15min, 30min, 60min.

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

Dai-me paciência, senhor!

Pasquale explica que o uso de 'dá' ou 'dai' depende da conjugação do verbo de acordo com a pessoa do singular ou do plural. No caso de 'dá', a forma se refere à segunda pessoa do singular - tu. No caso de 'dai', a forma faz referência à segunda pessoa do plural - vós.