Qual é o foco da Teoria Estruturalista?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

A Teoria Estruturalista, tem o enfoque na estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2013), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação às anteriores pois ela mostra que a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações.

O objeto do estruturalismo é o conjunto das relações interdependentes de fenômenos determinados.

Um dos pioneiros da psicologia, o médico, filósofo e psicólogo alemão Wilhelm Wundt é considerado também o precursor do método estruturalista na psicologia.

Em linhas gerais, o estruturalismo é uma corrente de pensamento que busca identificar as estruturas que sustentam todas as coisas. De acordo com a teoria, os fenômenos da vida podem ser identificados através de suas inter-relações. Ou seja, através da análise de partes, avalia-se um todo.

A teoria estruturalista busca entender como a estrutura organizacional influencia o comportamento das pessoas dentro da empresa. Ela enfatiza que a organização é um sistema complexo de papéis, regras e relações que afetam a produtividade e o desempenho dos colaboradores.

As críticas feitas ao estruturalismo têm sido, em sua grande maioria, respostas àquelas formuladas pelos estruturalistas. Nessa linha, Howard Baumgartel, por exemplo, afirma que muita gente confunde relações humanas com ser amável com as pessoas, levando tal amabilidade à displicência para com a realização das tarefas.

Estruturalismo na Sociologia
No pensamento sociológico, o estruturalismo contribuiu para a percepção de que o comportamento das estruturas é reflexo das ações. Apontou que as ações humanas são estruturadas pelo ambiente.

Uma importante contribuição da Teoria Estruturalista foi o fato de que, pela primeira vez, a empresa passou a ser vista como um ambiente aberto, que sofre influência de fenômenos externos. A organização precisa reavaliar constantemente seus objetivos para adaptá-los às alterações do ambiente externo e interno.

Principais características do estruturalismo:
- Entendimento de que o significado é produzido e reproduzido no interior de uma cultura através de várias práticas, fenômenos, ações sociais e atividades que funcionam como sistemas de significação.

O linguista suíço Ferdinand Saussure é considerado o “pai” do estruturalismo.

Assim, o método estruturalista pauta-se no seguinte raciocínio: Passo 1: Você analisa a realidade e identifica os problemas que serão pesquisados; Passo 2: A partir das informações colhidas da realidade, estrutura-se um modelo ideal que servirá como suporte de análise do fenômeno estudado; Passo 3: Após organizar um ...

problema no interior da temática estruturalista: um que se refere ideal de positividade e outro ligado às intenções críticas de cada disciplina, ou seja, a questão de saber a que o viés estruturalista se opõe ao se instalar em um determinado campo do conhecimento.

A teoria clássica caracteriza pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. da eficiência das organização.

Basicamente a intenção do método estruturalista, para qualquer uma das ciências mencionadas, é identificar estruturas gerais de um todo analisando as suas partes.

Enquanto para os estruturalistas as relações sociais são estabelecidas a partir das estruturas de ação e comportamento, para os funcionalistas é afunção social das ações e eventos que influencia e determina a construção das sociedades e modos de vicência.

A Teoria das Relações Humanas é uma corrente administrativa que enfatiza as pessoas,a organização informal e os agentes existentes na organização, opondo-se às Terias Clássica e Burocrática que focavam com grande propriedade as funções e a estrutura organizacional.

Exemplos: hospitais, universidades, escolas, organizações religiosas e agências sociais; Organizações de Estado: onde o beneficiário é o público em geral. Exemplo: a organização militar, correios, instituições jurídicas e penais, segurança pública, saneamento básico etc.

Desenvolvimento organizacional na prática
O objetivo dessa investigação é identificar eventuais problemas que estão atrapalhando o crescimento do negócio. Além disso, a pesquisa de clima e engajamento serve para avaliar e fortalecer os pontos fortes da empresa.

Para os estruturalistas contemporâneos da teoria das organizações, o conflito entre grupos é um processo social fundamental. É o conflito o grande elemento propulsor do desenvolvimento, embora isto nem sempre ocorra.

Aspectos positivos: O estruturalismo facilita uma abordagem múltipla na análise das organizações, porque é a convergência das várias teorias, nesta teoria organização é vista como uma unidade social grande e complexa.