Qual e o mapa que representa toda a superfície da Terra?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

O mapa-múndi, também conhecido como planisfério, nada mais é do que a representação do globo terrestre em um plano.

Os planisférios ou mapa-múndi são mapas que nos permitem visualizar todos os continentes e oceanos da superfície terrestre e de uma só vez. Os mapas são representações reduzidas de uma determinada área do espaço geográfico.

O Planisfério é o mapa que representa toda a superfície do planeta Terra, já o Globo terrestre é uma representação que se assemelha à forma real do nosso planeta.

A terra tem uma área total em média de 510 milhões de km².

A superfície terrestre é a parte mais externa da crosta terrestre. Ela é composta pela parte continental, localizada acima do nível do mar e chamada de terras emersas e pela porção oceânica, ou as chamadas terras imersas. Assim, a superfície terrestre apresenta dois itens principais, como as rochas e os minerais.

Os principais tipos de mapa são:

  1. Mapa físico. Os mapas físicos são representações de elementos físicos e naturais de um território, que independem da ação humana. ...
  2. Mapa político. ...
  3. Mapa demográfico. ...
  4. Mapa histórico. ...
  5. Mapa econômico. ...
  6. Mapa de vegetação. ...
  7. Mapa estilizado (anamorfose)

Os mapas podem ser temáticos (políticos, físicos, demográficos, econômicos), topográficos ou estilizados.

O mapa-múndi ou mapa do mundo é uma representação cartográfica que mostra o globo terrestre de maneira integral. Ele reúne as partes emersas como os continentes, ilhas, países, estados e cidades (geralmente as capitais) e as grandes massas de água salgada: os oceanos e os mares do mundo.

O globo terrestre é uma representação da Terra em escala pequena. É a forma de representação que mais se aproxima do formato real do nosso planeta. O mapa ou planisfério é a representação da superfície da Terra em uma área plana.

Hoje, o nosso planeta é representado fisicamente como um geoide, uma forma arredondada com superfície irregular.

Considera-se que o planeta Terra possui seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. A definição do termo continente não é um consenso entre os geógrafos.

Projeções cartográficas são representações de uma superfície esférica em uma superfície plana. Existem diversos tipos de projeções, mas todas apresentam deformações.

Porque a superfície esférica do globo precisa ser recortada (e distorcida) para ser representada em um plano.

A resposta é que 71% da superfície da Terra é coberta por água e 96,5% dessa quantidade está nos oceanos. Os outros 3,5% se dividem entre lagos, rios, reservatórios subterrâneos e até formas menos óbvias, como em diferentes estados físicos: no gelo que cobre os polos e montanhas e no vapor presente na atmosfera.

As formas de relevo são montanhas, planaltos, planícies e depressões. Elas representam o conjunto de formações geomorfológicas existentes na superfície terrestre. As formas de relevo são classificadas em montanhas, planaltos, planícies e depressões.

Também chamada de litosfera, a crosta terrestre é a menor das estruturas do nosso planeta, mas é a mais importante para as atividades dos seres humanos, pois é a superfície.

O sistema terrestre é formado por: litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera.

Troposfera: é a mais próxima da superfície terrestre e tem entre 8 e 14 km de espessura. Nos pólos, ela é mais fina. Na troposfera, está o ar que respiramos e as nuvens.

Os mapas são instrumentos de comunicação, servem para representar graficamente uma dada área do espaço terrestre. Os mapas e cartogramas não objetivam representar todas as informações presentes na superfície, mas apenas aquilo que o autor deseja demonstrar.

Como exemplo de mapas temáticos, podemos citar os geológicos, de vegetação, climáticos, etc. A representação dos fenômenos ou temas é ajustada às referências físicas que figuram em uma base cartográfica. Carta geológica. Carta geomorfológica.

Diante disso, os cartógrafos criaram mapas que abordam temas específicos, dando origem aos mapas temáticos. São eles: mapa político, físico, econômico e histórico.