Qual é o melhor antiinflamatório para Hemorroida?

Perguntado por: nguterres . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

HEMORROIDA: O QUE NÃO SE DEVE FAZER EM CASA

  • Nunca fure a hemorroida com agulha ou outro instrumento cortante. ...
  • Nunca use medicamentos locais por conta própria. ...
  • Não tente aliviar a crise com alternativas que podem machucar a região. ...
  • Não acredite em receitas milagrosas com ingredientes caseiros.

Anti-inflamatórios não esteroides e analgésicos (paracetamol) podem também ser utilizados em caso de dor após uma trombose hemorroidária.

Adultos: 50 a 100 mg, 2 vezes por dia, podendo chegar até 200 mg, 2 vezes por dia. Crianças: 5 mg por kg de peso corporal por dia, divididos em 2 tomadas (a cada 12 horas).

O banho de água morna ajuda no tratamento da dor local, da coceira e da irritação. A compressa gelada, por sua vez, é indicada para diminuir inchaço local e sangramento, além de levar à redução da sensibilidade (anestesia).

Venoxide 900mg + 100mg, caixa com 30 comprimidos revestidos
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.

Veredicto final. Ambas as substâncias são analgésicos eficazes e redutores da febre. O ibuprofeno funciona um pouco mais rápido e tem efeito mais duradouro, além de reduzir inflamações. O paracetamol é comparável em alguns aspectos, mas não tem as mesmas propriedades anti-inflamatórias.

O ácido acetilsalicílico (AAS), nimesulida, ibuprofeno, cetoprofeno, naproxeno, piroxicam, meloxicam e diclofenaco são os AINEs mais utilizados no Brasil.

Obesidade: o excesso de peso aumenta a pressão nas veias do ânus. Sedentarismo: neste caso, o estímulo para a digestão dos alimentos é reduzido e interfere na irrigação do ânus. Dieta: uma alimentação pobre em fibras e pouca ingestão de líquidos também são fatores de risco da doença.

Como destaca a pesquisa de 2021 do Journal of Coloproctology, as causas da hemorroida são três: o sedentarismo, a obesidade e a prisão de ventre.

Comidas muito condimentadas irritam a mucosa da região anal, onde estão presentes as hemorroidas. Alimentos com temperos fortes e picantes podem causar um verdadeiro desarranjo na harmonia intestinal, com alteração na consistência das fezes, e dificultar o tratamento adequado da doença hemorroidária.

Sintomas da trombose hemorroidária
A dor costuma ser intensa, e durar de cinco a sete dias. Contudo alguns pacientes podem não apresentar dor.

Quais os sintomas de hemorroidas?

  • Coceira ou irritação ao redor do ânus.
  • Dor ou desconforto na região anal.
  • Sangramento durante as evacuações (sangue vermelho vivo no papel higiênico ou nas fezes).
  • Sensação de inchaço ou pressão na região anal.
  • Protuberâncias na região anal, que podem ser sensíveis ao toque.

Se controlada a partir dos primeiros sinais, a “crise de hemorroida” dura de cinco a seis dias. Pomadas e supositórios prescritos pelo médico ajudam a aliviar a dor e o inchaço.

Trata-se com dieta rica em fibras e muito líquidos , diminuir a pimenta e temperos, pomadas, remédio oral, anti-inflamatório, analgésico, gelo e repouso.

O nimesulide não conseguiu minimizar o edema causado pelo trauma da cirurgia, e se mostrou menos efetivo que o cetoprofeno (p<0,05). Assim, o antiinflamatório nimesulide mostrou uma melhora do quadro pós-cirúrgico de pacientes submetidos à extração de 3º molares inferiores.

Qual a diferença entre nimesulida e ibuprofeno? A nimesulida e o ibuprofeno fazem parte do mesmo grupo de medicamentos: os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e, por isso, agem de maneira semelhante. Contudo, a escolha entre um ou outro depende do médico, que avaliará o benefício em cada caso.

COMPARTILHE: As hemorroidas são veias dilatadas na região anal, ou seja, varizes específicas desta parte do corpo. A dilatação desses vasos pode causar inchaço local, que é um dos sintomas mais perceptíveis e comuns do quadro.