Qual é o objetivo da estratégia de operações?

Perguntado por: ocapelo . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

Como dito, a estratégia de operações (EO) é uma das estratégias funcionais da organização e, de acordo com Hayes et al. (2008), sua tarefa principal é guiar a empresa na montagem e alinhamento dos recursos, sustentando a implantação da estratégia competitiva.

Em suma, os objetivos estratégicos garantem uma visão mais abrangente do que se espera no futuro para estabelecer as medidas certas para alcançar os melhores resultados. Além disso, também auxiliam na otimização de processos e na tomada de decisões para desenvolvimento e crescimento do negócio.

Objetivo está para O QUE. Estratégia está para COMO. Se você tiver este conceito claro, pode usar o termo que quiser, pois sempre, sempre, sempre, o objetivo é o alvo que você quer alcançar. A estratégia será a maneira, caminho a ser percorrido, a fim de alcançar o objetivo.

Resumo: As operações básicas da matemática são consideradas importantes, pois suas ideias encontram-se nas diversas atividades sociais do ser humano. A compreensão das quatro operações implica contribuição para formação do pensamento e demais conteúdos do currículo de Matemática.

A Gestão Estratégica é importante para garantir o sucesso do seu Planejamento Estratégico. Integrar os objetivos de todos os departamentos da empresa e garantir que as metas sejam alcançadas.

Definir objectivos operacionais. Um objectivo é operacional quando indica claramente, em termos de comportamento directamente observável ou mensurável o que o formando deverá ser capaz de fazer no final da formação, em que condições o fará e por que critérios será avaliado.

Objetivo pode ser um adjetivo ou um substantivo e significa o fim que se deseja atingir, a meta que se pretende alcançar ou o que é relativo ao objeto, que é concreto e existe independentemente do pensamento. Um objetivo é o que move o indivíduo para tomar alguma decisão ou correr atrás de suas aspirações.

Como vimos, a estratégia surge para gerenciar as ações e objetivos definidos para seu negócio, considerando os ambientes que envolvem a organização, mantendo o trabalho alinhado aos objetivos. A Gestão Estratégica pode ser grande aliada para potencializar os resultados de seu negócio.

O planejamento estratégico e o tático visam onde a empresa quer chegar, pensando a longo prazo, e traçando estratégias macro. Já o operacional tem como foco buscar aquilo que será mais eficaz para as atividades diárias.

A resposta comum à pergunta "O que é estratégia?" Seria algo assim: Uma estratégia é um plano de ação projetado para atingir um objetivo específico. Estratégia é tudo sobre ganhar ou pelo menos tentar ganhar, uma posição de vantagem sobre adversários ou concorrentes.

Quando se fala de estratégia é importante explicar que existem vários tipos de estratégias. Os principais tipos são: de Crescimento, de Manutenção e de Investimento. São as estratégias voltadas para aumento dos lucros, das vendas ou da participação de mercado, aumentando o valor da empresa.

De um modo geral, pode-se dizer que os objetivos do Planejamento Estratégico são orientar e reorientar a empresa na busca por melhores resultados, levando em consideração análises do passado, do presente e projeções para o futuro.

Missão, Visão e Valores são três conceitos básicos e essenciais para construir os ideais de uma empresa.

Maior clareza das prioridades da empresa
Com as metas, os times adquirem maior clareza de quais demandas priorizar e em quais projetos concentrar seus esforços e energia. Assim, eles evitam perder tempo com tarefas que não estão no foco para atingir os objetivos da organização.

Dentre todas as vantagens existentes, podemos destacar aqui como as principais:

  • Uma Gestão de Operações efetiva reduz custos operacionais e produtivos. ...
  • Aumento de lucro. ...
  • Conquista de mercado. ...
  • Vantagem competitiva. ...
  • Aumento da satisfação de clientes. ...
  • Aumento da satisfação de colaboradores.

As Operações Aritméticas Fundamentais são: adição, subtração, multiplicação e divi- são, mas juntaremos a elas outras três: potenciação, radiciação e logaritmação.