Qual é o ponto certo da carne?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Quando a gente fala em ponto, está falando da temperatura interna da carne, ou seja, se uma carne tem entre 47ºC e 52ºC, a gente tem um ponto malpassado. Uma carne entre 53ºC e 57ºC, uma carne ponto menos. De 58ºC a 62ºC, ao ponto. Uma carne de 63ºC até 67ºC, a gente tem uma carne ponto mais.

Bife ao ponto ou 'na medida certa'
Quando a carne se aproximar a uma cor caramelizada por fora e levemente rosadinha por dentro significa que você alcançou o ponto certo! E se ela perder o aspecto suculento inicial, não se espante: nós garantimos que o sabor final é o que mais conta.

A carne ao ponto é aquela rosada no meio e com as bordas tostadas. Para cozinhar, não ultrapasse os oito minutos em uma temperatura de 70ºC.

Quando estragada, ela costuma estar pegajosa, com uma textura viscosa e um pouco escorregadia. Caso isso esteja somado à presença de manchas e um cheiro de azedo (ou de amônia), pode ter certeza que o alimento já passou do ponto.

vermelho brilhante

A cor natural e ideal da carne é um vermelho brilhante. Figura 1. Ciclo da cor em carne fresca (adaptado de Sarantópoulos e Pizzinato, 1990). Em certas condições, há oxidação da mioglobina e da oximioglobina, passando o pigmento para forma conhecida por metamioglobina.

Porém, o perigo de consumir a carne mal passada tem relação direta com o modo do manuseio do alimento, sua origem e conservação. A chance da carne possuir doenças como parasitoses é muito grande e a ingestão pode favorecer o surgimento de infecções bacterianas e infestações parasitárias no organismo.

Segundo o infectologista, doutor Caio Rosenthal, o consumo de toda carne crua possui um risco e não deve ser feito sem atenção. Como a carne não é estéril, ela pode ser contaminada por vírus e parasitas durante o processo de abate. Um dos micróbios mais comuns encontrados em carnes vermelhas, é o E.

Na hora de comprar a carne, antes de mais nada preste atenção nas seguintes características:

  1. Consistência firme e compacta;
  2. Cor vermelho-brilhante;
  3. A gordura deve ser branca ou amarelo-pálida. Se for muito amarela, é sinal que o animal era velho e, portanto, que a carne é dura.

"As carnes bovina, suína e de aves, por terem uma constituição mais fibrosa, dificultam o processo de mastigação e digestão, além de não serem tão saborosos crus quando comparados com alguns peixes", diz Igor Maia Marinho, infectologista do HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São ...

Cheiro. Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.

Como saber se a carne está própria para consumo? O mais importante é saber observar o produto. A cor é um ótimo sinal: carnes amareladas, acinzentadas ou esverdeadas não são indicadas. A textura também pode ajudar: fuja de produtos viscosos ou escorregadios.

Para que a qualidade da carne seja avaliada, quatro características do produto devem ser seguidas: coloração, sabor, suculência e maciez. O primeiro item é, normalmente, avaliado de duas maneiras: visualmente ou com a utilização de instrumentos.

São 5 pontos distintos: somente selada, mal passada, ao ponto, ponto para mais e bem passada, e tudo depende da técnica, do tipo de corte e da espessura da carne.

O que diz a tradição? Para os católicos mais tradicionais, a Sexta-Feira Santa é um dia de abstinência de carne. A tradição de comer peixe nesse dia está ligada à ideia de praticar a caridade, já que, antigamente, a carne era um alimento mais caro.

Como se explica então a vermelhidão que jorra da carne apenas selada? O veterinário paulista Diogo Garnica é categórico: “O líquido vermelho que encontramos na carne mal passada não é sangue. Ele é uma substância que é uma proteína, chamada mioglobina, que tem coloração vermelha”, explicou.

Junte o polegar com o dedo indicador e se a carne estiver macia como a “almofadinha”, ela está malpassada. Se a consistência da carne estiver mais parecida com a união dos seus dedos polegar e médio, ela está ao ponto. E se estiver parecida com a união dos dedos polegar e anular, está bem passada.

Basicamente, a salsicha pode ser produzida com carne bovina, suína ou de frango. A matéria prima usada para diferenciá-la será decidida pelo fabricante, de acordo com o tipo de produto que deseja oferecer a seus clientes.

"Pessoas que são adeptas do consumo de carne crua devem evitar consumir alimentos que ficaram expostos à temperatura ambiente por muito tempo — o ideal é que a carne seja mantida em temperaturas baixas e, se possível, bem embalada à vácuo para reduzir o risco de proliferação de microorganismos", diz a nutricionista ...

Peixe não é carne? O cristianismo herdou do Judaísmo a tradição cultural que não classifica peixe como carne.

alcatra

Para o bife de uso diário são usados os cortes de primeira, carnes mais macias, geralmente a alcatra e o contra-filé. Dependendo dos hábitos, também são aceitáveis o coxão mole e o patinho, menos macios.