Qual é o principal objetivo dos Jogos dos Povos Indígenas?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.3 / 5 11 votos

Eles têm o objetivo de promover a integração entre os povos indígenas e incentivar, valorizar e fortalecer a prática dos esportes de identidade cultural praticados pelos índios em suas aldeias.

Os Jogos buscam promover a aproximação entre os diferentes povos, como forma de celebração de seus costumes, tradições e valores. Por fim, visam a sensibilizar os não indígenas sobre a diversidade das culturas indígenas e sobre a importância dessas culturas para a formação dos Estados nacionais.

A proposta é recente, já que a primeira edição dos jogos ocorreu em 1996, e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.

Os Jogos dos Povos Indígenas é um evento multiesportivo, criado em 1996 por meio de uma iniciativa indígena brasileira, do Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena (ITC), com o apoio do Ministério do Esporte do Brasil. Sendo um dos maiores encontros esportivos culturais de indígenas da América.

As brincadeiras indígenas são aquelas herdadas das culturas desenvolvidas pelos diversos grupos de indígenas do Brasil, representam as brincadeiras e os jogos indígenas que foram criados nas tribos para diversão, sobretudo das crianças.

ajuda no entendimento da importância de regras e limites; contribui para o desenvolvimento de laços afetivos; promove a interação e o compartilhamento.

As modalidades dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas são divididas em três categorias: jogos de integração, de demonstração e ocidental. Jogos de integração são os esportes tradicionais, praticados pela maioria dos povos indígenas brasileiros.

Nelas, os povos indígenas realizam suas atividades econômicas tradicionais de subsistência – caça, pesca, coleta, agricultura, fabricação de adornos e utensílios – e desenvolvem produtos para comercialização que visam a geração de excedentes para acessar bens de consumo e serviços.

Os jogos são muito graciosos e desenfadadiços, e não há, entre eles, desavenças, queixumes, pelejas; nem se ouvem pulhas ou nomes ruins e desonestos. O predomínio de brincadeiras junto à natureza, nos rios, em bandos, é outra característica do modo de brincar indígena.

A divulgação da cultura indígena pode sensibilizar a população para a importância de viver de forma sustentável e, assim, utilizar práticas conservacionistas e transmitir para as futuras gerações o conhecimento adquirido por esses povos. A valorização da cultura indígena é um dever de todos os países do mundo.

Jogo é um termo do latim “jocus” que significa gracejo, brincadeira, divertimento.

A ponta afiada visa romper os obstáculos, dando sentido à crença milenar. Mas para as lideranças da etnia, para alcançar os objetivos é preciso um elemento principal, o coração. É ele que impulsiona a alcançar o objetivo proposto - por isso foi criado o arco que simboliza o coração.

Entre os brinquedos confeccionados pelas crianças, destaque para: peteca, pião, bilboquê, tambor, chocalho e pessoa-graveto.

Os Jogos dos Povos Indígenas no Brasil é um encontro de caráter esportivo e cultural realizado desde 1996 por iniciativa do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena (ITC) , coordenado pelos indígenas da etnia terena Marcos e Carlos.

Os JMPI serão realizados entre 23 e 31 de outubro, em Palmas. Ao todo, 23 etnias nacionais e povos de 24 países estarão na disputa. Faltam nove dias para início dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que serão realizados entre 23 e 31 de outubro, em Palmas.

Este ano, os Jogos Indígenas ocorrerão no período de 21 a 25 do mês de setembro, na aldeia Jaraguá, pertencente ao município de Rio Tinto. As modalidades em disputa são: futebol de campo, futsal, canoagem, cabo de guerra, arco e flecha, corrida do toro, natação e minimaratona.

Em 2015, especificamente entre os dias 23 de outubro e 1 de novembro, o Brasil foi sede dos primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI).

Os jogos indígenas são importantes para dar visibilidade a cultura indígena para os jovens não indígenas e a escola é o melhor ambiente onde esses conteúdos serem tratados, discutidos analisados e vivenciados pelos nossos alunos ampliando o universo de conhecimento já que é acervo riquíssimo.

Muitos dos jogos que fizeram parte da nossa infância são herança de brincadeiras indígenas. Os diferentes povos indígenas do Brasil contribuíram não só para a gastronomia e a língua portuguesa, mas também com costumes, brincadeiras e uma cultura que nem sempre percebemos.

Na preparação de seus guerreiros, os índios sempre procuraram meios de desenvolver e medir a coragem e os limites de sua capacidade na força física. É realizada desde o I Jogos por atletas, com a participação de homens e mulheres.

As brincadeiras, os jogos servem de estímulos para o processo ensino- aprendizagem, numa fase em que se aprende mesmo, é brincando. O principal objetivo da brincadeira, é que a criança possa aceitar e se familiarizar com o ambiente escolar, além de estimular a autonomia e a autoestima da criança.