Qual é o sabor da carne de jacaré?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

A carne de jacaré é uma carne muito saborosa. Para quem ainda não provou, ela tem a textura parecida com a do peito de frango e um sabor similar ao do peixe. É uma carne branca, com 0% de colesterol, rica em proteína e que não recebe nenhum tipo de componente químico.

Da seleção experimentada, o crocodilo foi a carne mais saborosa. Se para muitos o jacaré tem sabor semelhante ao do frango e textura de filé de peixe, o crocodilo pode ser dito mais sutil. Não possui a textura do peixe e, neste aspecto, assemelha-se mais a um frango suculento.

A carne de jacaré comestível, é a parte do rabo. Uma carne sensível como a do peixe e rica em proteínas. Cortar em fatias, tantas quanto possível. Temperar a carne a gosto, com cebola, um pouco de alho (se desejar), uma pitada de pimenta do reino (se desejar) e sal.

Alerto aos consumidores que a carne desses animais está contaminada e não adianta ferver tampouco assar, pois as toxinas não são eliminadas e passam para quem come a carne. Entre os potenciais problemas, comer essa carne pode levar os consumidores a desenvolver, por exemplo, câncer no fígado.

"O gosto da carne de cachorro é similar ao da de carneiro, é muito suculenta e, se preparada corretamente, é muito gostosa, acrescenta ele.

Entre todos os predadores, os mais refinados são os quatis, que por sua vez andam em bandos para proteger os filhotes de outros predadores. Os quatis nutrem pelos ovos de jacaré um apetite e um refinamento de gourmet: partem cinco ou seis ovos, sugam apenas a gema e voltam no dia seguinte para nova degustação.

“Recomendamos tentar cutucá-los no olho, acertando-os na parte superior do crânio ou na lateral da mandíbula. Esses pontos são sensíveis em jacarés, assim como são em nós”, explicou.

Normalmente, a carne de cobra tem um sabor semelhante a uma galinha, porém uma estimativa mais próxima é as pernas dos sapos. A carne de cobras pode ser extremamente difícil se não for devidamente preparada.

Durante a relação sexual, o macho da espécie segura a fêmea com sua boca, "para mostrar sua superioridade", segundo o zoológico, ressaltando que, nesse caso, a fêmea "aceitou esse comportamento".

Os jacarés pertencem à família Alligatoridae, enquanto o crocodilo à Crocodilidae. Dentre as características físicas, podemos citar o focinho, que em crocodilos é mais fino e alongado quando comparado ao dos jacarés, que possuem focinho curto e mais largo.

O jacaré também é conhecido como aligátor, palavra derivada do termo em inglês alligator (que pode ter surgido da anglicanização do espanhol el lagarto). Também é chamado de caimão, termo originado da língua dos tainos, um povo pré-colombiano que viveu em várias ilhas do Caribe.

Durante o dia costumam ficar às margens de rios, lagos ou açudes, expondo-se ao Sol em grupos, e à noite caçam.

A carne de jacaré é uma carne bastante saborosa e saudável, apesar de pouco conhecida. Ela é menos comum nas regiões sul e sudeste do país, mas não é impossível encontrá-la! O jacaré possui carne branca com textura muito semelhante ao frango e sabor parecido ao do peixe.

Com gosto semelhante ao frango, a carne de rã tem pouca gordura, bastante proteína e mais cálcio que o leite. O único problema é o preço, que costuma ser salgado.

A carne de jacaré é considerada branca e grande aliada à saúde, rica em proteína, fibras, ácidos graxos, fósforo, potássio, vitamina B12, niacina, minerais importantes, além de baixo teor de gordura e carboidratos. Reduz o risco de doenças, cardiovasculares, diabetes e obesidade.

O animal é abatido com peso médio de 10 kg. Os preços variam de R$ 45 (o quilo do corte da carne com osso) a R$ 70 (embalagens com filés com meio quilo).