Quais são os dois principais atributos que contribuem para a formação do sabor?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Duas características devem ser levadas em consideração em alguns alimentos (ou ingredientes), a primeira é o tempo de percepção, ou seja, o tempo para ser percebida pelo paladar. E a segunda, é o sabor residual, que permanece na boca algum tempo após o alimento ser deglutido.

A língua é o órgão responsável pela percepção de gosto do nosso paladar. No entanto, diferente do que acreditávamos, não existe uma divisão das papilas gustativas que identificam cada gosto, chamado até então de mapa da língua, onde cada área delimitada identificava os gostos: doce, salgado, amargo, azedo e umami.

O sentido do paladar, caracterizado como um sentido químico, ocorre através das papilas gustativas – onde estão presentes as células receptoras, estruturas localizadas na língua, no palato, na faringe, na epiglote e na faringe.

Os alimentos têm gosto, cor, forma, aroma, textura e exibem significação. Todas estas variáveis precisam ser consideradas na abordagem nutricional.

A qualidade dos alimentos processados diz respeito às suas características físicas, químicas, nutricionais e sensoriais e também a outros componentes como o seu custo, apresentação, facilidade de manuseio e consumo, embalagem etc.

Definimos sabor como uma mistura de sensações: gosto, cheiro e consistência. Com o sentido do paladar, somos capazes de distinguir quatro sabores básicos: amargo, azedo, doce e o salgado.

5 gostos básicos - doce, azedo, salgado, amargo e umami - são mensagens que nos dizem algo sobre o que colocamos em nossa boca, para que possamos decidir se deve ser comido.

O paladar, juntamente ao olfato, é responsável por garantir a percepção do sabor e textura dos alimentos.

O paladar é uma sensação química percebida por células específicas, as papilas gustatórias. Através delas conseguimos distinguir os sabores salgado, doce, amargo e azedo. A língua capta sensações relacionadas ao paladar, enviando-as ao cérebro.

Este é o sentido que permite sentir os 5 gostos dos alimentos – doce, amargo, salgado, ácido e umami – por meio das papilas gustativas espalhadas pela superfície dorsal de toda a língua, na região do palato, epiglote, faringe e laringe, de maneira que permite a percepção do gosto.

Sentido da Gustação (ou Paladar)
Seja como for, a língua é um órgão sensorial e, ao mesmo tempo, muscular. Como órgão sensorial é o responsável pela detecção do gosto, textura, temperatura e, se tem componentes químicos irritantes no alimento.

Cada papila lingual é formada por um conjunto de microscópicas células sensoriais. As papilas linguais estão ligadas a terminações nervosas que captam os estímulos de sabor e enviam impulsos nervosos ao cérebro, que os transforma em sensações gustatórias.

Esta percepção ocorre pela união dos sentidos químicos (gosto e olfato) com as sensações táteis. As principais responsáveis são as papilas gustativas, presentes nos órgãos de entrada no sistema digestório.

É possível diferenciar o gosto doce, azedo ou qual for graças aos botões gustativos (ou papilas gustativas) que estão em nossas línguas. Esses botões são formados por células epiteliais com propriedades neurais, que possibilitam que você sinta os sabores assim que o alimento se dissolve na saliva.

Os alimentos se dividem em três grupos: construtores, reguladores e energéticos.

Quais são os principais grupos de alimentos que compõem a pirâmide alimentar?

  1. Proteínas. Encontrada com maior frequência em itens como leite, queijos, iogurte, carnes, ovos, feijão e leguminosas, as proteínas pertencem ao grupo dos alimentos construtores. ...
  2. Carboidratos. ...
  3. Gorduras. ...
  4. Vitaminas e minerais.

Conheça os 8 grupos alimentares

  • Cereais, pães e tubérculos. É o maior grupo alimentar e compõe a base da pirâmide alimentar, são os nutrientes energéticos. ...
  • Hortaliças. Neste encontram-se as verduras e os legumes. ...
  • Frutas. ...
  • Leguminosas. ...
  • Carnes e ovos. ...
  • Leite e derivados. ...
  • Óleos e gorduras. ...
  • Açúcares e doces.

São eles: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade.

Fatores sociais e culturais como nível socioeconômico, escolaridade, crenças culinárias, costumes familiares, aspectos religiosos e filosóficos, e o acesso a informações de profissionais de saúde e mídia em geral refletem o ambiente do indivíduo e influenciam diretamente as escolhas alimentares.

Esse gerenciamento visa obter excelência na execução de todas as tarefas e procedimentos, tendo em mente que as dimensões da qualidade podem ser compreendidas como desempenho, confiabilidade, percepção, durabilidade, características, conformidade e atendimento.