Qual é o significado do nome Genesis?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Origem etimológica:grego génesis, -eos, origem, fonte, início, produção, geração, criação.

A palavra “Gênesis”, do grego geneseos, significa “origem” ou “fonte”. Essa palavra traduz o hebraico bereshith, que é a primeira palavra do livro. Essa palavra hebraica significa “no princípio”.

O estudo bíblico de Gênesis 22 mostra como o patriarca hebreu demonstrou obediência, plena confiança na promessa de Deus e total compromisso com Ele. Além disso, Gênesis 22 faz ainda uma referência ao sacrifício de Cristo ao registrar a provisão de Deus de um carneiro para ser sacrificado no lugar de Isaque.

O livro de Gênesis é o primeiro dos cinco livros escritos por Moisés. Ele cobre aproximadamente vinte e cinco mil anos de história—mais do que todo o restante da Bíblia, inclusive o Novo Testamento!

Gênesis 44 registra a continuação do segundo encontro entre José e seus irmãos. O estudo bíblico de Gênesis 44 ainda fala sobre como José planejou deter os seus irmãos no Egito. Esse plano fazia parte do objetivo de José de testar a fidelidade daquelas homens.

Pentateuco é uma expressão grega que significa "cinco rolos" ou livros. Compreende, na Bíblia sagrada, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Génesis (origens), Êxodo (do Egito), Levítico (dos levitas, sacerdotes), Números (recenseamentos dos hebreus) e Deuteronómio ("segunda lei").

Embora o texto não contenha relatos internos de quem foi o autor, a autoria foi tradicionalmente atribuída pela tradição judaico-cristã a Moisés, um profeta e legislador hebraico.

Em Atos 7:37-38 se dissipa toda a dúvida quanto a origem do livro; foi recebido das mãos de Deus por Moisés – nasceu no Monte Sinai.

O Gênesis Apócrifo faz parte dos primeiros sete manuscritos encontrados em 1947 na chamada Caverna 1 por pastores beduínos da tribo dos Tamireh. Ao jogar uma pedra em um buraco e notar um som estranho decidiram retornar ao local preparados para escavá-lo.

Isaque

Depois de uma espera de 25 anos, chega Isaque, o filho da promessa. É ele que possibilitaria o cumprimento das promessas de Deus a Abraão, de fazer uma grande nação a partir de sua descendência e de abençoar todos os povos da terra.

Significado: Do hebraico Yishaq''el, quer dizer “Deus ri”. Na Bíblia, Isaac era o filho de Sara e Abraão.

Gênesis 2:18 mostra, simplesmente, o processo de criação da mulher de um modo mais detalhado. Esse versículo revela que inicialmente, ainda no sexto dia da criação, havia uma deficiência no estado de vida do homem: faltava-lhe uma auxiliadora.

Bíblia para católicos
A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39. Já o Novo Testamento tem 27 livros em ambas.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.

A mais antiga versão completa do Novo Testamento, o Codex Sinaiticus ou Bíblia do Sinai, é datada do ano 400, segundo Markschies.

Gênesis 18 fala sobre a vez em que Deus apareceu a Abraão acompanhado de dois anjos. O estudo bíblico de Gênesis 18 também registra o anuncio divino acerca da destruição das cidades de Sodoma e Gomorra. Na ocasião, Abraão ainda intercedeu pelas vidas dos habitantes de Sodoma que tivessem conduta justa.

Em Gn 1,26.28. refere-se ao domínio sobre os peixes do mar e as aves e todos os animais. O verbo não é usado para referir-se ao domínio de Deus, mas somente ao domínio humano. Entre os seres vivos, os humanos governarão sobre os animais.

Gênesis 28:10–28—Jacó em Betel
De qualquer modo, a escada simboliza “subir” ao céu pelos meios proporcionados por Deus e ministrados por Seus servos (anjos). O Élder Marion G. Romney ensinou que os degraus da escada representam o convênio que fazemos com Deus que nos levam para mais perto Dele.

Os profetas maiores são Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Considera-se o Livro das Lamentações como um prolongamento do livro de Jeremias, assim como o livro profético de Baruc. Os profetas menores são Oseias, Amós, Miqueias, Ageu, Zacarias, Joel, Abdias, Naum, Habacuc, Sofonias e Malaquias.

Uma maneira mais tradicional de ler a Bíblia é começar pelo Antigo Testamento, mas em ordem cronológica. Isso dá uma ideia de como os acontecimentos se deram, e prepara o leitor para a chegada de Jesus Cristo. A porta de entrada ao Antigo Testamento deve ser o livro de Salmos.

Continuar lendo O que diz Gênesis 38 2?