Qual é o som da letra k?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 6 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Perceba que a letra K corresponde ao mesmo som do C (como em "casa", "corda" e "curto") ou QU (como em "ketchup").

Peça para as crianças desenharem com o dedo no ar a letraK”. Dê exemplos de palavras que comecem com a letraK” (kiwi, karatê, Kartódromo, Kit, Kafta, etc.) e peça para as crianças darem exemplos também. Vale também dizer nomes de pessoas que comecem com a letraK” (Kátia, Keila, Kelly, etc.).

Emprega-se a letra “C”:
* Tal vocábulo possui som de /s/ em consonância com as vogais “e” e “i”.

O grupo consonantal “ch” tem som de “k”. Ex.: “machina” pronuncia-se “mákina”. 2.4. O grupo consonantal “gn” tem som de “nh”.

Resposta verificada por especialistas
O dígrafo Qu é necessário em português porque o k não é original da nossa língua e o C, diante de e e i, faz som de /s/ (e nunca jamais em tempo algum pode receber o cedilha diante de E e I). Para representar o som dos fonemas /k//e/ e /k//i/, o português usa que e qui.

A letra Y, correspondendo ao som de I, integrará o grupo das vogais. Em uma análise mais detalhada, sua classificação dependerá da forma como ela aparece na sílaba: - vogal: quando for a base da sílaba, como em chantilly. - semivogal: quando estiver apoiada em uma vogal, como em motoboy.

O h é a única letra do nosso alfabeto sem valor fonético, ou seja, sem som.

Ou seja, como ela representa o som da vogal 'i', o Y deve ser classificado como vogal. Vogal – quando for à base da sílaba, por exemplo, chantilly. Semivogal – quando estiver apoiada em uma vogal, por exemplo, motoboy.

Mas por que K significa 1000? Bem, isso remonta ao grego antigo. Quando os cientistas franceses estavam desenvolvendo o sistema métrico, eles pegaram "chilioi", a palavra grega para "mil", e o transformaram no prefixo "quilo".

Resolução 2K (2048 x 1080p)
Uma imagem em 2K possui resolução de 2048 x 1080 pixels. A título de comparação, essa resolução é um pouco maior do que a resolução presente na HDTV da sua casa, que é de 1920 x 1080p. Poucas TVs hoje são comercializadas com a resolução 2K.

A letra “c” será usada sempre com o som de “k” (oclusiva velar surda), quando formar sílaba com as vogais “a”, “o” e “u”: coitado, cauda, custo, acordo, etc. Antes de “i” e “e”, será empregado, como já o é, o dígrafo “qu”: aquilo, aquele.

Qual será o lugar delas na ordem alfabética? Vamos lá: o k vem depois do j; o w vem depois do v; o y vem depois do x. A sequência final do alfabeto é ... u, v, w, x, y, z.

A letra C possui o som de /s/ em um único caso: com as vogais e e i. Em todos os outros casos, deve-se usar a cedilha (ç) para indicar o som de /s/.

QUANDO A LETRA R APARECE EM INÍCIO DE SÍLABA, ENTRE VOGAIS, ELA REPRESENTA UM SOM FRACO, BRANDO. QUANDO A LETRA R APARECE NO INÍCIO DE UMA PALAVRA, ELA REPRESENTA UM SOM FORTE. USAMOS RR NO MEIO DAS PALAVRAS, ENTRE DUAS VOGAIS, PARA REPRESENTAR O SOM FORTE DE R INICIAL.

a letra C ela tem dois sons ela faça com a letra c faz quando está junto da letrinha a a da letrinha o e da letrinha uh. letrinhas e também faz o som. e quando está junto das letrinhas e e da letrinha e.

No caso da palavra exemplo, o “X” tem o mesmo som de exame, ou seja, som de “z”. Ainda tem a palavra exceção, em que a letra “x”, ao lado do “c”, indica um “ss”, ou seja, foneticamente, “x” e “c” juntos produzem um som só. Quando limitamos a letra “x” para o único som de “xis”, cometemos um grande equívoco.

O y é uma vogal porque representa o som [i]; O k é uma consoante porque representa o som [k]; O w é uma vogal quando representa o som [u] e uma consoante quando representa o som [v].

A letra Y (ípsilon ou i grego) é a vigésima quinta letra do alfabeto latino.