Qual é a letra que não tem som?

Perguntado por: omoura . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

O h é a única letra do nosso alfabeto sem valor fonético, ou seja, sem som.

Representam sons e sinais gráficos
Fonema e letra são unidade sonoras e sinais gráficos que compõem a fala. Cada uma possui uma definição: enquanto o fonema é o som em si mesmo, a letra é a representação gráfica desse som.

Professor Pasquale explica que o 'H', quando aparece no início de palavras, é um 'vestígio etimológico' de termos que vêm do latim. Em outros casos, a letra serve para compor os dígrafos 'ch', 'lh' e 'nh', que representam sons específicos.

A letra C possui o som de /s/ em um único caso: com as vogais e e i. Em todos os outros casos, deve-se usar a cedilha (ç) para indicar o som de /s/.

Letra B (Número 2) Representa a batida, o ritmo essencial; é a percussão profunda e abissal. Tambores de guerra ou ritualísticos, bem como tímpanos solenes ou ameaçadores soam na freqüência desta letra.

Já o W deve ser empregado de acordo com sua pronúncia na língua original, isto é, ora com som de V, quando proveniente do alemão (como Wagner), ora com som de U, quando de origem inglesa (caso de web).

O h é a única letra do nosso alfabeto sem valor fonético, ou seja, sem som. Esta consoante pode aparecer no início, no meio ou até mesmo no fim de algumas palavras.

QUANDO A LETRA R APARECE EM INÍCIO DE SÍLABA, ENTRE VOGAIS, ELA REPRESENTA UM SOM FRACO, BRANDO. QUANDO A LETRA R APARECE NO INÍCIO DE UMA PALAVRA, ELA REPRESENTA UM SOM FORTE. USAMOS RR NO MEIO DAS PALAVRAS, ENTRE DUAS VOGAIS, PARA REPRESENTAR O SOM FORTE DE R INICIAL.

Como denominação de letra, pronuncia-se é, e não ê, como vemos no alfabeto: a, b, c, d, e (= é e não ê), f, g, h, etc.

Quando usar Z

  1. Nas palavras derivadas de outra que seja escrita com Z. Exemplos: deslize - deslizar. ...
  2. Nas palavras cujos sufixos -ez, -eza formem substantivos abstratos a partir de adjetivos. Exemplos: sensatez. ...
  3. Nas palavras cujo sufixo -izar forme verbos. Exemplos: ...
  4. Nas palavras cujo sufixo -ização forme substantivos.

«É conservado o h inicial, quando a etimologia o justifique, como em homem, humano, honra, hoje; mas abolido onde é erróneo, como em hontem, hir, hombro, que se escreverão ontem, ir, ombro

Perceba que a notação fonética é muito diferente da escrita real que essas palavras ganham na língua portuguesa porque o alfabeto fonético simplifica sons e não se preocupa exatamente com convenções gramaticais. Exatamente por isso, no final de todas as palavras, a vogal E tem som de I.

C é a segunda consoante e terceira letra do alfabeto. Pronuncia-se /k/ antes das vogais A, O e U e consoantes. Pronuncia-se /s/ antes das vogais E e I. Ç (pronuncia-se "cê cedilha) só se pode usar antes das vogais A, O e U.

A letra c tem o som de < k > quando está antes das vogais: a / o / u.

O som s, além de ser representado pela letra s, pode ser também representado por outras letras, como c (cedo), ç (almoço), ss (missa), sc (acrescentar), sç (desço), x (auxílio), xc (excesso).

A letra Y (ípsilon ou i grego) é a vigésima quinta letra do alfabeto latino. Originalmente, no latim, a letra Y representava a vogal grega anterior fechada arredondada. Tal som vocálico não existe mais no grego moderno. A letra nas versões de fôrma e cursiva, minúsculas e maiúsculas.

O que pede não é a pronúncia da letra (isso é-nos dado pelo contexto em que se insere), mas o nome da mesma. Assim, saiba que em português o nome para a letra w é variável: ou se diz, adaptando o nome inglês «double u», dâbliu (em português do Brasil, dábliu), ou se diz «duplo vê».

É também empregada em: ah!, eh!, ih!, oh!, etc. É correto usar "h" com som de "r"? Exemplo: hash, handball, etc.