Qual é o som que o vento faz?

Perguntado por: aresende6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

O vento não assobia. Se nós estivermos num local isolado, por mais forte que seja o vento ele não assobia. Quando bloqueamos a sua passagem, por exemplo por uma janela ou outro obstáculo que provoque bloqueio, o vento entra pelas frestas e faz o barulho parecido com um assobio.

São deslocamentos de ar das zonas de alta pressão para zonas de baixa pressão. Os ventos desempenham um papel muito importante na vida dos seres vivos, pois são eles que levam para longe o ar viciado que nós respiramos e trazem até nós o ar puro, com bastante oxigênio, tão importante para o nosso organismo.

Nhéque – rangido. Oops! – espanto; medo; surpresa. Pás!

O furin ou furina, que literalmente significa sino de vento, foi originalmente criado na China. É um objeto que pode ser feito de diversos materiais como vidro, cerâmica, metal, bambu ou até mesmo madeira.

vento ponteiro
Origem etimológica:latim ventus, -i.

Por mais que aparentemente é um processo simples, existem vários tipos de ventos. São eles os ventos verticais, horizontais, constantes, periódicos, locais e variáveis.

Existem três conjuntos de ventos constantes que dominam a circulação atmosférica na Terra: os alísios, os ventos de oeste e os ventos polares de este.

372 km/h

A maior velocidade do vento já registrada na Terra foi de 372 km/h em 1934 no Monte Washington em New Hampshire, Estados Unidos.

Os ventos alísios é um tipo de vento constante e úmido que tem ocorrência nas zonas subtropicais em baixas altitudes. Ele sopra nos trópicos na região do Equador de leste para oeste e por serem úmidos provocam grande incidência de chuvas.

Podemos dizer que um som é do tipo agudo, grave ou médio dependendo da sua frequência. A frequência de sons é medida em hertz(Hz), número de vibrações da onda por segundo.

Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.

É por meio da altura que podemos distinguir um som agudo (fininho, alto), de um grave (grosso, baixo). A altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas produzem sons agudos e os lentos sons graves.

Em vez de usar palavras como “medo”, “assustado”, “terror”, faça o leitor sentir na pele o que a personagem está passando. Use e abuse de todos os sentidos. Descreva o cheiro do monstro, a sensação do seu toque, os sons que ele provoca (inclusive aqueles que foram alarmes falsos). Crie tensão e não explique demais.

Chu-áa! Chu-áa... — ruge o rio, como chuva deitada no chão.

Significado de Crás
substantivo masculino Som imitativo da voz do corvo.

O contrário de vento é: 1 calma, calmaria, bonança.

Mais conhecidos como espanta-espíritos, os carrilhões de vento são um ótimo material para promover a estimulação auditiva, com um som relaxante. Poderão ser utilizados num jardim sensorial, ou numa sala de Snoezelen, perto da porta, janelas ou por cima de um colchão, para estimulação tátil em simultâneo.

Os mensageiros do vento são peças de história bem antiga. Em Roma, acreditava-se que afastavam os maus espíritos. Na Índia, afastavam aves e outros animais. No Feng Shui — um sistema filosófico para organizar e harmonizar a casa — eles são usados para manter o fluxo de energia do espaço.

O Senhor não estava naquele vento impetuoso, naquele vento forte, naquela ventania. Na nossa vida existem muitos ventos, aquilo que vai e que vem, provocando agitações por onde passa. O nosso coração, muitas vezes, está tomado pelas agitações da vida, e Deus não se encontra em um coração agitado nem numa vida agitada.

Deriva do Latim ventus, “vento”, de uma base Indo-Europeia we-, “soprar”. Diretamente dele temos vendaval, antes que alguém esqueça. Ah, ali se agitou sopro. Já vai, prezada palavra; sua origem é o Latim sufflare, formado por sub, “sob”, mais flare, “fazer deslocar o ar, assoprar”.