Qual era a promessa de José?

Perguntado por: rnascimento6 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

José profetiza no Egito que Moisés libertará Israel do cativeiro egípcio; que um ramo dos descendentes de José será levado a uma terra distante, onde serão lembrados nos convênios do Senhor; que nos últimos dias Deus chamará um profeta de nome José para unir os registros de Judá e de José; e que Aarão servirá como ...

José revelou ao Faraó que seu sonho seria o prenúncio de sete anos de abundância, precedendo uma fome que também duraria sete anos. Ele sugeriu que Faraó pensasse no futuro e estocasse grãos em preparação para a fome prevista sete anos no futuro.

José esperou 13 anos para Deus cumprir o seu sonho, mas quando chegou o tempo determinado, ele dormiu como presidiário e na manhã seguinte acordou e foi levantado ao cargo de governador de todo o Egito.

Quando os mercadores de Midiã chegam ao Egito, José é comprado por um homem chamado Potifar e sua mulher, o que o coloca numa situação perigosa, à mercê de seus senhores. Hoje em dia, os rapazes frequentemente se inspiram com o exemplo de José, que resistiu ao assédio sexual da mulher de Potifar.

Com São José aprendemos, sobretudo, a equilibrar doçura e firmeza, a sermos consolo nos momentos de dor, a perdoar quando necessário, a ter paciência quando não há o que ser feito e, acima de tudo, a educar pelo amor.

Uma das primeiras lições da vida de José é que muitas vezes os planos de Deus para nós pode produzir alguma reação desfavorável. Pelo que sabemos, José não tinha desejo de liderança. Foi Deus que deu os sonhos a José, embora ele não entendesse e não tinha maturidade na época para guardar só para ele.

Significa Deus acrescenta e indica uma pessoa sensível, confiante e generosa, que sofre com os problemas alheios. É muito conciliador e conserva o autocontrole mesmo nas piores situações.

Gênesis 37:1–4—Jacó ama e favorece a José, que é odiado pelos irmãos. Gênesis 37:5–11—José sonha que seus pais e irmãos curvam-se diante dele. Gênesis 37:12–36—José é vendido pelos irmãos e levado para o Egito. 1 Néfi 5:14—José foi vendido para o Egito para que sua família fosse preservada.

Jacó ama e favorece José, que é odiado pelos irmãos — José sonha que seus pais e irmãos se inclinam diante dele — Seus irmãos vendem-no ao Egito. 1 E Jacó habitou na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã. 2 Estas são as agerações de Jacó.

José era o filho favorito de Jacó, e ele fez uma túnica especial para José. Os outros 10 filhos de Jacó ficaram com ciúmes. Quando José tinha 17 anos, ele teve um sonho inspirado no qual ele estava ajuntando grãos nos campos com seus irmãos.

O Faraó, satisfeito com a interpretação dada ao seu sonho, dá a José um anel de seu dedo, o faz vestir vestes de linho fino, põe um colar de ouro no seu pescoço e o constitui mandatário de toda a terra do Egito. José tinha então a idade de trinta anos.

- José esperou 22 anos para ver se cumprir... | Facebook.

2 E José ordenou aos seus servos, os médicos, que embalsamassem seu pai; e os médicos embalsamaram Israel. 3 E cumpriram-se-lhe quarenta dias, porque assim se cumprem os dias daqueles que se embalsamam; e os egípcios o choraram setenta dias.

Abraão teve de esperar anos pela promessa de ter um filho; Isaque esperou 20 anos para que sua mulher pudesse engravidar; Jacó teve de viver anos longe de sua casa por conta de seu irmão; José ficou anos como escravo e preso até se tornar governador do Egito; Moisés esperou mais de 40 anos para chegar à terra prometida ...

José na casa de Potifar
Porém, por optar ser fiel a Deus e também a quem ele servia naquela casa, José recusou deitar-se com a mulher de Potifar, que vinha assediando o rapaz. Por isso, após as mentiras e as tramas da mulher, ele foi acusado injustamente e mandado à prisão.

Na história, José reconheceu que foi tentado pelos encantos da mulher, pela lisonja de seus lábios e seu amor sem lei 3. Então, ele fugiu para evitar cair em pecado.