Qual era o nome do rei que Saul poupou a vida?

Perguntado por: smatias . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Agague foi o rei amalequita poupado pelo rei Saul quando Deus ordenou que os israelitas destruíssem completamente o povo de Amaleque. Por causa disso, o rei Agague esteve envolvido em um dos motivos pelos quais Deus rejeitou Saul como rei de Israel.

Davi fugiu de Saul, e ele e os homens que se uniram a ele receberam ajuda de várias pessoas. Enquanto estava escondido numa caverna, Davi teve a oportunidade de matar Saul, mas decidiu deixá-lo viver porque um profeta de Deus havia ungido Saul.

Explique-lhes que I Samuel 15 relata que o Senhor deu a Saul uma segunda chance de provar sua obediência. Ele ordenou a Saul que destruísse todos os amalequitas e seus animais. Os amalequitas eram um povo assassino e eram inimigos do Senhor (ver Deuteronômio 25:17–19).

Desobedeceu também quando o Senhor mandou destruir tudo durante um ataque aos amalequitas, inimigos dos israelitas, e ele não o fez. Por isso, perdeu a unção e o poder conforme 1 Samuel 15.23. Ao desobedecer, Saul teve seu reinado cancelado. Outra diferença entre Saul e Davi era a atitude deles com relação ao povo.

Saul suicidou-se em meio a uma batalha com os filisteus, no monte Gilboa. Depois de ser atingido gravemente por flecheiros inimigos, o rei Saul pediu que seu escudeiro o ferisse com sua espada para o matar. Como o seu ajudante recusou-se matar o rei, Saul lançou-se sobre a sua própria espada, cometendo suicídio.

Ainoã – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na luta contra os filisteus, os três irmãos mais velhos de Davi haviam se alistado para a guerra, servindo o rei Saul. Davi, o irmão mais novo, entrou na corte de Saul como harpista, o músico que acalmava o espírito perturbado do rei, e também cuidava do rebanho de seu pai em Belém.

"Deus me rejeitou como rei", disparou o escolhido. A rebeldia e a falta de arrependimento foram os principais motivos pelo qual Saul acabou escanteado. O ex-camponês foi julgado depois de deixar de ser o homem humilde que era antes de ser ungido por Samuel (Roberto Birindelli).

A primeira delas é o sentimento terrível de inveja que toma conta do coração de Saul, que começa a invejar Davi porque o povo estava muito satisfeito com ele e começou a referenciá-lo mais do que a Saul. Em vez de rever sua própria vida, Saul deixou a inveja tomar conta de seu coração.

Em termos simples, Saul não tinha autorização divina para oferecer sacrifícios a Deus. Mas, ansioso para buscar a ajuda de Deus antes de entrar no campo de batalha, ele se precipitou e ofereceu um sacrifício sem autorização. Esse grave erro de presunção foi o começo do fim para o primeiro rei de Israel.

Os amalequitas seriam um povo nômade e de guerreiros. Desta forma, parte de suas atividades estavam ligadas ao trabalho de mercenários em guerras e, na ausência de conflitos, eles faziam saques e pilhagens a pequenos grupos. Como parte da pilhagem, levavam mulheres e crianças para o comércio de escravos.

Deus rejeitou Saul por causa de sua rebeldia e falta de arrependimento. De muitas maneiras o primeiro rei de Israel transgrediu a Lei de Deus, desprezou a vontade do Senhor e fez aquilo que era mau aos olhos d'Ele. Por isso ele foi rejeitado por Deus e outro rei foi ungido para ocupar o seu lugar.

Saulo ficou com medo e perguntou a Jesus o que deveria fazer. O Salvador disse-lhe que deveria ir a Damasco, pois lá receberia instruções.

Após a morte de Saul, Abner reúne parte do povo em Jabes-Gileade e coroa Isbosete rei de Israel.

Davi, pastor de origem, subjugou varios povos: filisteus, moabitas, amonitas, arameus. Mas seu coração foi inteiramente subjugado por Betsabá. E não apenas seu coração: também seu pênis.

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas. Adúltero, por relacionar-se com uma mulher que pertencia a outro homem. Homicida, por matar o esposo de tal mulher, sendo ele o seu próprio soldado que o defendia nos campos de batalhas.

49 Os filhos de Saul foram Jônatas, Isvi e Malquisua. O nome de sua filha mais velha era Merabe, e o da mais nova era Mical. 50 Sua mulher chamava-se Ainoã e era filha de Aimaás.

Saul tinha trinta anos de idade quando começou a reinar e reinou sobre Israel quarenta e dois anos.