Qual foi a causa que Raul Seixas morreu?

Perguntado por: msantana . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Em 21 de agosto de 1989, dois dias após o lançamento do LP A Panela do Diaboe cinco dias depois do maior eclipse lunar do século XX, Raul Seixas faleceu de parada cardiorrespiratória provocada por pancreatite crônica e hipoglicemia.

Já integrado à cena do Rock em Salvador, em 1962, Raul entrou para a formação da banda “Os Panteras”, formado por Mariano Lanat, Eládio Gilbraz e Carleba.

Biografia de Raul Seixas
Ele foi um grande cantor, compositor, guitarrista e produtor brasileiro, fazendo com que o nome Raul Seixas se tornasse um dos mais importantes nomes do rock brasileiro. Entre suas diversas obras, as mais famosas são Maluco Beleza, Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás, Mosca na Sopa e Ouro de Tolo.

Através da pesquisa podemos perceber que várias canções de Raul Seixas foram censuradas com: Óculosescuro, Rock das Aranhas, Quero Mais, Não fosse Cabral, Be Bop A Lula, Check up e Não Quero Mais Andar na Contramão.

No entanto, o músico tinha a sua preferência dentro de campo. O baiano radicado no Rio de Janeiro tinha sua preferência pelo Vasco, por mais que não fosse dos cruzmaltinos mais praticantes.

é o tipo de banho feito com uma vasilhame cheio de água e uma cuia (ou qualquer vasilha) joga-se no corpo. O banho de cuia, normalmente é de água fria, muito nas periferias onde não há agua encanada.

O símbolo da Sociedade Alternativa
Outro aspecto que chama atenção na Sociedade Alternativa é o seu símbolo. É um selo com uma chave no centro, adaptada da Cruz Ansata (ou ankh), um antigo hieróglifo egípcio que representava a vida eterna.

Gita, que Raul repete em alguns trechos, vem do Bhagavad Gita, que significa Canção de Deus. Não existe distinção entre as funções que cada um desempenha na sociedade, nem importa o local onde se está agora. Deus pode ser acessado em qualquer lugar, mas sempre dentro de você mesmo.

Jotabê Medeiros teve o apoio de duas figuras fundamentais para levantar a biografia. Mauro Mota, parceiro e produtor dos primeiros discos “bregas” de Raul, e Leno, da dupla “Leno & Lilian”, ajudaram a recuperar boa parte da história.

O último show aconteceu em Brasília, poucos dias antes de sua morte. Na manhã de 21 de agosto uma pancreatite aguda causada pelo alcoolismo e uma diabete descuidada levou Raul ao encontro de seus ídolos Elvis e John Lennon.

Plínio dos Santos Seixas

32 anos (1958–1990)

Raul internado na Clínica Tobias. Uma curiosidade,é que a música Canceriano sem lar (Clínica Tobias Blues) Raul escreveu quando estava internado na clínica. Am(Gita),Cambalache,Loba,Gente,Cantar,Check Up e Não Quero Mais Andar Na Contra Mão(No No Song).

Esse é o recado que Raul Seixas transmite na letra: ele se nega a viver dentro de um sistema e prefere ser louco à sua maneira. Para os fãs do músico, o termo virou a definição da história de vida de um artista genial que deixou sua marca no mundo e que hoje se conecta com milhares de outros malucos beleza.

As justificativas variavam desde “fere a moral e os bons costumes” até simplesmente “falta de gosto”. Para driblar os censores, muitos artistas exploravam metáforas e recursos sonoros, escondendo suas críticas em jogos de palavras.

RAUL SEIXAS fala na entrevista sobre a ocasião em que foi questionado sobre seus planos de construir uma sociedade alternativa, sendo mantido preso, torturado por três dias (inclusive com choques em locais que ele chamou de "particulares" e expulso do Brasil, quando foi obrigado a partir para o exílio nos Estados ...

A história por trás de Carcará
Suas letras celebram a coragem e a determinação de vencer a fome e o rigor do sertão. A música inclui a recitação de um texto retirado de um relatório da Sudene sobre a migração de nordestinos expulsos da terra pela seca e pela fome.

Gusttavo Lima – Cruzeiro
Ele nunca escondeu sua paixão.

Torcedora do Corinthians, a cantora sempre fez questão de demonstrar a paixão pelo clube do Parque São Jorge.