Qual foi a maior guerra civil do mundo?

Perguntado por: uxavier . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

A Guerra Civil Americana, ou Guerra de Secessão, foi um conflito armado travado entre os estados do Sul e do Norte dos Estados Unidos. O conflito começou em 12 de abril de 1861 e só teve fim em 22 de junho de 1865.

A Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais sangrento da nossa história. De 1939 a 1945, milhões de pessoas perderam suas vidas no campo de batalha.

Segunda Guerra Mundial

Conflito que fez dezenas de milhões de vítimas é considerado o mais caro e com mais perdas em toda a história.

Segunda Guerra Mundial

Estima-se que 50 a 70 milhões de pessoas tenham morrido durante a Segunda Guerra Mundial, o que faz dela o conflito mais sangrento da história da humanidade.

Você sabia que nos anos de 1936 e 1937 o Brasil esteve à beira de uma guerra civil? Assim como em 1932 São Paulo fez a Revolução Constitucionalista contra Getúlio Vargas, na passagem de 1936 para 1937 as tensões ferveram entre o governador José Antônio Flores da Cunha, do Rio Grande do Sul, e o presidente do Brasil.

Essas guerras ocorreram entre os séculos XIX e XX e são elas: Guerra Cisplatina (1825 – 1828), Guerra do Paraguai (1864 – 1870), Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

A guerra civil de 1932 foi o maior conflito armado brasileiro do século XX.

Nas quatro décadas após a Guerra do Paraguai, conflito de maior amplitude enfrentado pelo Brasil, a Batalha do Tuiuti se tornou a principal comemoração do exército brasileiro, principalmente por ser a mais sangrenta das batalhas travadas na América do Sul.

Em 28 de junho de 1914, o assassinato do arquiduque Francisco Fernando da Áustria, o herdeiro do trono da Áustria-Hungria, pelo nacionalista iugoslavo Gavrilo Princip, em Sarajevo, na Bósnia, foi o gatilho imediato da guerra, o que resultou em um ultimato da Áustria-Hungria contra o Reino da Sérvia.

A história do exército romano descreve as principais transformações cronológicas da organização e constituição das forças armadas da Roma Antiga, as quais foram qualificadas como "a instituição militar mais efetiva e duradoura conhecida da história".

A invasão da União Soviética pela Alemanha, conhecida como “Operação Barbarossa", é considerada uma das maiores operações militares na história da guerra moderna. A Alemanha e seus aliados utilizaram mais de 3.5 milhões de soldados para o ataque.

Belaya Smert

Belaya Smert; em finlandês: Valkoinen Kuolema; em sueco: den Vita Döden) ou "Provocador" pelo Exército Vermelho, foi um soldado finlandês e o mais eficiente franco-atirador da história mundial, matando aproximadamente 545 inimigos (de acordo com outras fontes, ele é creditado com 542).

50.000

O número total de baixas é impreciso, mas, segundo uma estimativa do historiador Francisco Doratioto, autor do livro Maldita Guerra, cerca de 50.000 soldados brasileiros morreram no conflito.

Este ranking é definido pelo Global Firepower, um portal analítico de 145 forças militares ao redor do mundo baseado em dados como quantidade de soldados, reservistas, força aérea, equipamentos, orçamento anual militar, entre outros. Em 2023, o Brasil se encontra na 12º posição entre os exércitos mais fortes do mundo.

Em dezembro de 1864, os paraguaios atacaram o Mato Grosso, e, em maio, Argentina, Brasil e Uruguai aliaram-se por meio do Tratado da Tríplice Aliança. O Paraguai foi oficialmente derrotado, e Solano López foi morto em março de 1870.

Há, entretanto, alguns exemplos de ações típicas que seriam adotadas pelo Brasil, em caso de guerra: restrição do pleno exercício dos direitos de assossiação, imprensa e expressão, a passagem do controle das comunicações nacionais para as Forças Armadas, a impossibilidade da recusa de convocação para a guerra, e, a ...

Mas esse conflito não é o único que acontece no planeta em 2022. São, pelo menos, 28 combates armados registrados no ano, segundo levantamento do Projeto de Dados de Localização e Eventos de Conflitos Armados (Acled, sua sigla em inglês).

Após a Segunda Guerra Mundial, as guerras civis duravam em média quatro anos, de acordo com a maioria das estatísticas. Estima-se que mais de 25 milhões de pessoas já tenham morrido em guerras civis desde 1945, além de dezenas de milhões que tiveram que sofrer migração forçada para fugir dos conflitos.

Após 1945, com a Alemanha derrotada nos dois conflitos mundiais, e com isso o país acabou sendo dividido em duas partes: uma ocidental e outra oriental.