Qual foi a obediência de Isaque?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

Isaque, filho de Abraão passou por uma prova assim. Ele foi obediente ao seu pai e também confiou em Deus e quando tudo parecia perdido Deus livrou Isaque. Num momento difícil de sua vida confie em Deus.

Ele prometeu que faria de Abraão pai de uma nação. Isaque, seu filho, é fruto desta promessa, que se estende de geração em geração, até nossos dias. Ele promete não nos desamparar, não nos deixar sós, cuidar de nós e de nossa família.

Viver a Palavra de Sabedoria. Ser totalmente honesto.

Isaque comeu, e bebeu, e depois disse: — Venha cá, meu filho, e me dê um beijo. Jacó chegou perto e beijou o pai. Quando sentiu o cheiro da roupa que Jacó estava usando, Isaque o abençoou e disse assim: “Ah! O cheiro do meu filho é como o cheiro de um campo que o SENHOR Deus abençoou.

Isaque cometeu três falhas graves – mentira, egoísmo e medo. Afirmando que Rebeca é sua irmã, além de expor a mulher a cobiça dos homens daquele lugar, ele a desrespeitou como esposa. Rebeca era bonita e poderia provocar desejos ilegítimos.

O relato sobre a vida em família de Isaque e Rebeca nos traz uma oportuna lição sobre a administração dos conflitos familiares. Depois da morte de Sara, estando Abraão já muito velho, era necessário tomar providências quanto à continuidade da família da aliança, pois Isaque ainda era solteiro.

Isaque era da idade de 40 anos quando casou-se com Rebeca. Era um homem que tinha o costume de orar. Ele sucederia Abraão no comando dos negócios da família e nos rumos da história do povo de Deus.

Isaque parte para Gerar (Gênesis 26:1-6)
Gênesis 26 começa dizendo que Isaque partiu para Gerar por causa da fome que sobreveio à terra (Gênesis 26:1). Naquele tempo Gerar era um território filisteu que ficava próximo à fronteira egípcia. Os filisteus eram um povo que originalmente navegava no Mar Mediterrâneo.

Deus prometera a Abrão uma porção de descendentes quando ele tinha 75 anos (Gn 12.4). Ele teria 100 anos quando Isaque finalmente nasceu (Gn 21.5). Isso significa que Abrão e Sarai esperaram 25 anos pela promessa.

Rebeca deu à luz gêmeos, Esaú e Jacó. Isaac tinha 60 anos de idade quando seus dois filhos nasceram.

ABRAÃO TINHA 75 ANOS QUANDO DEUS PROMETEU UM FILHO, ISAQUE SÓ NASCEU QUANDO ELE TINHA 100 ANOS.

Traços gerais da personalidade nome Isaac
Versátil e pragmático, adapta-se facilmente à realidade e aos desafios e imprevistos com que se depara ao longo da vida. Emocionalmente equilibrado e centrado nas suas convicções, não se deixa dominar por conflitos internos.

Não é para Seu próprio conhecimento; pois Ele tem conhecimento prévio de todas as coisas. Ele conhece toda a nossa vida e tudo o que fazemos. Mas Ele nos prova para nosso próprio bem, para que conheçamos a nós mesmos.

Isaque foi o segundo grande patriarca do povo de Deus.
Isaque é filho de Abraão, que foi escolhido por Deus para gerar uma nação escolhida por Deus. Isaque herdou essa promessa de seu pai. Ele viveu sua vida crendo no que Deus havia dito a seu pai e com isso foi o pai da nação escolhida.

Por 20 longos anos Isaque orou por sua amada Rebeca. Ele tinha 40 anos quando se casou e tinha 60 anos quando Rebeca lhe deu filhos gêmeos: Esaú e Jacó.

Jacó se passa por Esaú para conseguir a benção de Isaque - Gênesis.

“E Isaque orou instantemente ao SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu”, Gênesis 25.21.

Por que Isaac não mudou de nome? Porque quem deu o nome para Isaac foi o próprio Criador. Os outros receberam seus nomes de seus pais.

Isaque e Rebeca
Ele ficou muito triste mas, três anos depois, ele ficou consolado, quando se casou com Rebeca (Gênesis 24:67). Isaque amava Rebeca muito e nunca houve outra mulher na sua vida. Algum tempo depois, Abraão morreu e Isaque herdou toda a riqueza de seu pai (Gênesis 25:11).

Rebeca busca água no poço e segue conforme Eliézer havia mencionado a Deus, confirmando que se trata de quem procura: a futura esposa de Isaque, neta de Naor e Milca! Ele agradece a Deus por tê-lo ajudado, enquanto os homens pedem um abrigo para passar a noite em Harã e, mais uma vez, ela se mostra uma pessoa gentil.