Qual foi a primeira canção sertaneja do Brasil?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

A canção que tem marcada com a primeira música sertaneja é Jorginho do Sertão, sendo gravada pelo jornalista Cornélio Pires, em 1929.

A origem da música sertaneja
Ela surgiu em 1929, quando Cornélio Pires, escritor, humorista, pesquisador e compositor, quis espalhar os costumes caipiras no formato de música e apresentações teatrais para diversos lugares do Brasil.

Cornélio, então, angariou dinheiro através de empréstimos e com patrocinadores locais e conseguiu, em 1929, gravar a primeira música Sertaneja em Disco, a canção foi chamada de “Jorginho do Sertão” e, cantada por Caçula e Mariano, contava a história de Jorginho, um caipira carpidor de café que tem a chance de escolher ...

Chrystian & Ralf

Considerada a dupla mais afinada da música sertaneja, sobretudo entre os anos 80 e 90, Chrystian & Ralf trouxe um estilo marcante e excelente técnica nos vocais para a música sertaneja. O Ralf, irmão mais novo, foi um prodígio. Começou a carreira aos 9 anos, tornando-se o vocalista profissional mais jovem do Brasil.

O cantor mais rico: Kanye West —ex de Kim Kardashian— é hoje o cantor mais rico do mundo, na posição 1.513 da lista da Forbes 2022, com patrimônio líquido de US$ 2 bilhões.

Antes conhecida como “música caipira”, o sertanejo surgiu a partir da década de 1910 por compositores em sua maioria de zonas rurais e do sertão. Por conta disso, a palavra “sertanejo” deriva se de “sertão”, dado que sertanejo é aquele que vem do sertão, ou seja, região afastada dos grandes centros urbano.

O sertanejo é uma figura típica do Nordeste brasileiro, resultante do contacto entre a população branca e os indígenas, que deu origem a uma população mestiça, a dos sertanejos. O vaqueiro nordestino, baiano, piauense ou cearense encarna o sertão.

Em 1924, foi criado o primeiro grupo de sertanejo formado por violeiros. O nome: A Turma Caipira de Cornélio Pires. Caçula e Sorocabinha foi uma dupla de destaque que integrou o grupo. Cornélio Pires gravou a primeira moda de viola lançada em todo o país em 1929.

Pois bem, vamos falar agora. A canção que tem marcada com a primeira música sertaneja é Jorginho do Sertão, sendo gravada pelo jornalista Cornélio Pires, em 1929. Na composição, ela aborda o dia a dia na roça que a grande maioria vivenciava naquela época.

O compositor Xisto de Paula Bahia, nascido em Salvador, compôs a primeira música brasileira a ser gravada, em 1902, o lundu 'Isto é Bom'.

João Bosco e Vinícius

A primeira dupla de sertanejo universitário
Foi desta forma que surgiu a dupla João Bosco e Vinícius. O público passou a ser composto basicamente de universitários, iniciando a renovação do gênero no Brasil: o “Sertanejo Universitário”.

Marília Mendonça

1Marília Mendonça
A consagrada rainha da sofrência e pioneira das lives sertanejas no mundo, Marília Mendonça fez história dentro da música sertaneja.

A cantora e compositora Maria Bethânia, nascida em Santo Amaro, na Bahia, completa 76 anos neste sábado (18). Um dos grandes nomes da música popular brasileira, Bethânia é tida como a “Rainha do MPB”.

Considerada uma das maiores cantoras da música brasileira, Elza Soares continuou com a carreira ativa, com planos de shows e discos de músicas inéditas, até o final da vida.

Zezé Di Camargo e Luciano
Uma das maiores (ou a maior!) dupla sertaneja do Brasil, eles acumulam vários álbuns e prêmios pelo seu talento inacreditável. São tantas músicas que marcaram a carreira da dupla e que levaram os fãs à loucura até hoje que é muito difícil escolher uma só.

Creone

Creone faz parte do Trio Parada Dura e é considerado o melhor segunda voz do Brasil por seus vocais incríveis. Ele consegue alterá-los na música, do agudo ao grave, e faz com que a primeira voz soe ainda melhor.

Jorge Paulo Lemann

O homem mais rico do país é Jorge Paulo Lemann, que é sócio da 3G Capital, com patrimônio estimado em US$ 16,1 bilhões, o que o coloca como no 102º lugar entre os bilionários de todo o mundo.

Qual a cantora mais rica do Brasil? De acordo com a Forbes México, a cantora Anitta tem um patrimônio avaliado em pelo menos U$ 100 milhões, o que daria mais de meio bilhão de reais na cotação atual do dólar.