Qual foi a primeira dupla sertaneja a gravar no Brasil?

Perguntado por: hribeiro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

História. A primeira dupla sertaneja era formada por Mandi & Sorocabinha. Já a primeira dupla a gravar um disco foi Mariano e Caçula, pai e tio respectivamente do sanfoneiro Caçulinha, no ano de 1929: foi a moda de viola "Jorginho do Sertão", composição de Cornélio Pires.

A canção que tem marcada com a primeira música sertaneja é Jorginho do Sertão, sendo gravada pelo jornalista Cornélio Pires, em 1929.

Zezé Di Camargo e Luciano
Uma das maiores (ou a maior!) dupla sertaneja do Brasil, eles acumulam vários álbuns e prêmios pelo seu talento inacreditável. São tantas músicas que marcaram a carreira da dupla e que levaram os fãs à loucura até hoje que é muito difícil escolher uma só.

As Galvão. Antigamente conhecidas como Irmãs Galvão, elas são a dupla sertaneja em atividade mais antiga do Brasil. Mary e Marilene Galvão começaram a dupla ainda criança, com 7 e 5 anos respectivamente, em 1947.

Chrystian & Ralf

Considerada a dupla mais afinada da música sertaneja, sobretudo entre os anos 80 e 90, Chrystian & Ralf trouxe um estilo marcante e excelente técnica nos vocais para a música sertaneja. O Ralf, irmão mais novo, foi um prodígio. Começou a carreira aos 9 anos, tornando-se o vocalista profissional mais jovem do Brasil.

Cornélio, então, angariou dinheiro através de empréstimos e com patrocinadores locais e conseguiu, em 1929, gravar a primeira música Sertaneja em Disco, a canção foi chamada de “Jorginho do Sertão” e, cantada por Caçula e Mariano, contava a história de Jorginho, um caipira carpidor de café que tem a chance de escolher ...

A origem da música sertaneja
Ela surgiu em 1929, quando Cornélio Pires, escritor, humorista, pesquisador e compositor, quis espalhar os costumes caipiras no formato de música e apresentações teatrais para diversos lugares do Brasil.

João Bosco e Vinícius

A primeira dupla de sertanejo universitário
Foi desta forma que surgiu a dupla João Bosco e Vinícius. O público passou a ser composto basicamente de universitários, iniciando a renovação do gênero no Brasil: o “Sertanejo Universitário”.

A primeira dupla sertaneja era formada por Mandi & Sorocabinha. Já a primeira dupla a gravar um disco foi Mariano e Caçula, pai e tio respectivamente do sanfoneiro Caçulinha, no ano de 1929: foi a moda de viola "Jorginho do Sertão", composição de Cornélio Pires.

Os irmãos Chitãozinho e Xororó, ou José Lima Sobrinho e Durval de Lima, sem dúvidas marcam para sempre a história do sertanejo. Recordistas de vendas e colecionadores de grandes hinos do gênero, a dupla já foi premiada com cinco Grammy Latino.

Simone e Simaria são a dupla mais recente a anunciar separação neste ano. Elas estavam sendo protagonistas de várias polêmicas e Simaria já estava afastada do palco. Porém, a separação entre sertanejos é mais comum do que se imagina.

Creone

Creone faz parte do Trio Parada Dura e é considerado o melhor segunda voz do Brasil por seus vocais incríveis. Ele consegue alterá-los na música, do agudo ao grave, e faz com que a primeira voz soe ainda melhor.

De 1929 a 1944 é o período da música caipira (ou sertanejo raiz); da pós-guerra até a década de 1960 como uma evolução da velha música raiz para o atual gênero sertanejo; e dos anos sessenta até a atualidade como músicasertaneja romântica”.

A primeira música desse estilo a ser gravada foi em 1929, pelo jornalista Cornélio Pires. A canção “Jorginho do Sertão”, uma moda de viola, expressa exatamente os acontecimentos do cotidiano da vida do interior e da roça.

2011–2016: Marília Mendonça
Se lançou como cantora em janeiro de 2014, através do seu primeiro EP homônimo. Em junho de 2015, foi lançado a canção "Impasse", primeiro single da cantora que contou com a participação da dupla Henrique & Juliano.

Foram nas áreas rurais que esse gênero começou a surgir, quando trabalhadores de fazendas e tropas de gado se reuniam ao fim do dia para comer, beber e contar histórias, geralmente em torno de uma fogueira e acompanhados de uma viola.

O sertanejo é uma figura típica do Nordeste brasileiro, resultante do contacto entre a população branca e os indígenas, que deu origem a uma população mestiça, a dos sertanejos. O vaqueiro nordestino, baiano, piauense ou cearense encarna o sertão.