Qual foi a primeira dança de salão no mundo?

Perguntado por: umartins . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Como já vimos em Breve História da Dança, post de setembro da coluna Dança, a primeira modalidade dançante praticada pelos casais foi a Valsa. Ela surgiu no final do século XVIII, na Áustria.

A dança de salão tem origem na corte do rei Luís XIV de França (1638-1715). É possível que, na época, os pares se abraçassem lateralmente, por conta dos soldados carregavam a espada no lado esquerdo, como é mostrado nas imagens de Il Ballarino, de Fabrizio Caroso.

jive

O jive é um dos estilos de dança de salão mais conhecidos e populares, sendo um dos favoritos entre os dançarinos profissionais ao redor do mundo.

Segundo historiadores, as danças de casais tornaram-se populares no início do século XIX, embora tenham surgido no século XIV, e evoluído nos séculos seguintes (apenas entre os nobres). A dança de salão foi introduzida no Brasil em 1914, a princípio com a valsa e a mazurca.

maxixe

Com a perda de prática de alguns ritmos e estava saindo de moda, surge a havanera, que é originada da habanera cubana, por volta do final do século XIX e início do século XX. Segundo Toneli (2007) o maxixe foi a primeira dança de salão genuinamente brasileira. Surgindo no Rio de Janeiro por volta de 1870.

Samba de gafieira

Samba de gafieira
É, provavelmente, a dança de salão brasileira mais conhecida. Tem origem em outra dança brasileira, o maxixe, e diferente dos outros tipos de samba, o samba de gafieira é dançado em dupla.

A partir disso, a organização internacional de danças de competição, World Dance Sport Federation (WDSF), passou a classificar as danças de salão em dois tipos. Um deles são as latinas, mencionadas acima, e as clássicas, como a valsa, slowfox, tango, quickstep e muitas outras.

De salão, porque requer salas amplas para os dançarinos fazerem livremente suas evoluções e porque foi através da sua prática nos salões das cortes reais europeias que este tipo de dança foi valorizado e levado para as colônias da América, Ásia e África, sendo divulgado pelo mundo todo e transformando-se num ...

Os ritmos da Dança de Salão são bem variados. Eles incluem Samba, Samba de Gafieira, Forró, Lambada, Salsa, Rock, Bolero, Zouk, Soltinho, Tango, Lindy Hop, Maxixe, Mambo, Bachata, Kizomba, Vanera, Merengue, Rumba, Cha-cha-chá, Cumbia, Polca, Valsa, Milonga... São tantas opções que é difícil mencionar todas.

As danças de salão também são chamadas de danças sociais, devido ao seu caráter de lazer e socialização entre casais. As danças de salão tiveram sua origem nas chamadas “danças de corte” praticadas nos salões aristocráticos europeus dos séculos XVII e XVIII.

São dançadas a dois, partindo de uma postura básica que favorece a condução, que é exercida por uma das partes. Ocorrem em deslocamento pelo salão, convencionalmente no sentido anti-horário. Pressupõem acompanhamento musical, o qual configura o estilo da dança.

7 tipos de dança para manter o corpo em movimento

  • 1- Samba. O mais tradicional dos ritmos brasileiros é uma excelente escolha para quem quer movimentar o corpo. ...
  • 2- Funk. ...
  • 3- Zumba. ...
  • 4- Balé clássico. ...
  • 5- Dança do ventre. ...
  • 6- Dança africana. ...
  • 7- Dança de salão.

A Dança no Brasil é o resultado da fusão dos costumes indígenas, africanos e portugueses. A maneira de se movimentar dos indígenas e africanos era bem diferente daquela que os europeus conheciam. Os africanos escravizados dançavam para honrar seus orixás e aquela forma de mover o corpo escandalizava os portugueses.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações.

Quem foi o criador da dança? O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.

No Brasil, oito ritmos são os mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, sendo eles: bolero, soltinho, samba, forró, lambada,zouk, salsa e tango.

Nas civilizações antigas, como a egípcia e a mesopotâmica, a Dança era uma forma de honrar os Deuses. Esse tipo de Dança sobrevive até hoje em países como Índia e Japão, e é considerada milenar. Na Grécia antiga, a Dança também tinha um caráter ritual, sendo usada nos cultos aos Deuses.

A Dança de Salão é uma modalidade que envolve três fatores: o cavalheiro, a dama e a música. Ela surgiu na Europa entre os séculos XIII e XVI, sempre como uma forma de relacionamento e diversão entre os casais dançantes.

Com o tempo e as influências culturais a dança também mudou e chega aos dias atuais com duas vertentes: a dança teatral e a dança social. A segunda tem o foco em quem dança enquanto que a primeira é para o espectador, comunica e para isso precisa de público.

As danças de salão são tipos de danças realizadas a dois que costumam empolgar quem pratica e encantar quem assiste. Esses estilos de dança são praticados tanto como uma forma de diversão como de competição e normalmente exibem técnicas e passos específicos.

As principais características da dança de salão são: dança a dois, mistura de ritmos e variação de passos. A dança de salão é caracterizada por uma dança a dois. Portanto, sempre será executada por duas pessoas. Cada indivíduo tem uma função na dança de salão.