Qual foi a primeira história da humanidade?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Epopeia de Gilgamesh

A narrativa mais antiga de que se tem registro é a "Epopeia de Gilgamesh", uma série de poemas míticos da antiga Mesopotâmia. Muito antes da Bíblia hebraica, da Ilíada grega, do Tipitaka budista ou do Mahabharata hindu, os sumérios contaram a jornada de um rei em busca da imortalidade.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás.

Os cientistas acreditam que ele tenha surgido na África centro-oriental, de onde saiu para povoar o mundo – foram primeiro ao continente asiático e europeu. Entre 400 mil e 100 mil anos atrás, surge o Homo sapiens, o último elo da corrente da espécie a qual pertencemos.

Vem com a gente!

  1. Aborígenes (50.000 a.C) 7 civilizações mais antigas do mundo: Aborígenes – Foto: Reprodução/internet. ...
  2. Jiahu (7000 a.C – 5700 a.C) ...
  3. Mesopotâmia (3.500 a.C – 500 a.C) ...
  4. Vale do Indo (3.300 a.C – 1.900 a.C) ...
  5. Antigo Egito (3.150 a.C – 30 a.C) ...
  6. Maias (2.600 a.C – 900 a.C) ...
  7. Grécia Antiga (2.000 a.C – 479 a.C)

Quando falamos de civilizações orientais, estamos considerando os povos mesopotâmicos, fenícios, hebreus, persas, egípcios, hititas e muitos outros. No caso das civilizações clássicas, estamos nos referindo aos gregos e aos romanos. No caso dos gregos, costumam ser incluídos os cretenses e os micênicos.

Então, os seres humanos existem porque o cruzamento de seus ancestrais deu origem ao ser humano que existe hoje. Pela teoria da evolução, não havia “necessidade” de surgirem os seres humanos, assim como não havia necessidade de surgirem muitas borboletas pretas. A nossa espécie poderia ter surgido ou não.

Os primeiros hominídeos pertenciam ao gênero Australopithecus e se diferenciavam dos demais primatas por conta de sua postura ereta, locomoção bípede e uma arcada mais próxima da atual espécie humana. Apesar de ser considerado o primeiro ancestral humano, não existe um estudo conclusivo sobre a escala evolutiva.

Os humanos anatomicamente modernos têm seu primeiro registro fóssil na África, há cerca de 195 mil anos, e os estudos de biologia molecular dão provas de que o tempo aproximado da divergência ancestral comum de todas as populações humanas modernas terá sido há 200 mil anos.

As evidências mais contundentes de que o Homo sapiens surgiu na África são fragmentos de ossos encontrados em Herto e em Omo Kibish, na Etiópia. O primeiro é um crânio com idade estimada em 160 mil anos e o segundo, um crânio de 195 mil anos.

Os pesquisadores acreditam que nossos ancestrais se estabeleceram perto de um imenso sistema de lagos da África, conhecido como Lago Makgadikgadi, que hoje é uma área de vastas salinas.

As primeiras grandes civilizações conhecidas foram as originárias na Antiguidade Oriental: mesopotâmicos, egípcios, fenícios, persas e hebreus.

Durante o ano 1000 o mundo ocidental foi varrido por um temor bastante vulgarizado ligado às ideias milenaristas que os eclesiásticos divulgavam através da leitura do Apocalipse. Os cometas e o nascimento de crianças com deformidades congénitas foram considerados como sinais de que o fim dos tempos estava próximo.

O desenvolvimento do embrião humano se inicia logo após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Na espécie humana, a fecundação do ovócito secundário (também chamado de óvulo) ocorre no interior do corpo feminino, mais precisamente na tuba uterina.

O ancestral comum do homem, o chimpanzé, apareceu há cerca de 25 milhões de anos. Já os primeiros hominídeos apareceram na Terra entre 3 e 1 milhão de anos atrás. Os cientistas acreditam que os primeiros representantes do homem moderno existiram no planeta há 200 mil anos.

tabajaras

Os tabajaras diziam-se o povo mais antigo do Brasil, e se chamavam por isso “tupinambás”, “homens da legítima raça tupi”, pagando o desprezo de parte dos outros tupis, com o insulto “tupiniquim” e “tupinambarana”, tupis de segunda classe.

Civilização das Conchas
Eles ocuparam do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul entre 6 mil e mil anos atrás, e ficaram conhecidos pelas edificações que erguiam para sepultar seus mortos: os sambaquis.