Qual foi a principal característica da modernidade?

Perguntado por: upadilha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

A modernidade é um período que iniciou por volta do século XIV e é marcado pela predominância da racionalidade como forma de ver o mundo. Entenda agpora no resumo de Sociologia para o Enem! A modernidade representa uma grande ruptura com a vida até então pautada pela religião.

Uma das marcas da modernidade é a dominação do homem sobre o homem e isso se deu de variadas maneiras: colonização, escravização e guerras. Esta última teve dois auges: a I e a II Guerra Mundial, que também trouxe a outra grande marca da modernidade: a barbárie.

A Modernidade teve como princípios algumas características, como a razão e o conhecimento científico, como promotores do progresso da humanidade. Contudo a experiência do século XXI vem colocando em xeque algumas dessas noções pelos chamados autores pós-modernos.

Além das revoluções políticas e sociais, o momento registrou acontecimentos marcantes como: o desenvolvimento da ciência, os avanços da cartografia e produção de mapas que possibilitaram viagens mais rápidas, a secularização das políticas civis e o surgimento dos estados-nação.

O conceito de Modernidade está associado a transformações nas instituições políticas, econômicas e na vida cotidiana derivadas de revoluções políticas e econômicas, como por exemplo a Revolução Francesa e a Revolução Industrial Inglesa que marcou o desenvolvimento do capitalismo (MARTINS, 2021).

A Teoria da Modernidade quer aprender das falácias, aporias e impasses destes clássicos do pensamento, propondo, graças a isso, novas soluções para vencer as patologias dos tempos modernos.

No Brasil, a modernidade freqüentemente é vista como algo que vem de fora e que deve ser admirado e adotado, ou, ao contrário, considerado com cautela tanto pelas elites como pelo povo.

A modernidade caracteriza o modelo de organização social predominante a partir do século XVIII no Ocidente. É um termo relacionado com transformações econômicas, sociais, políticas e na vida cotidiana. Essa visão de mundo foi propagada por revoluções como a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.

No modernismo, tínhamos a presença do racionalismo, da ciência e dos valores burgueses, enquanto no pós modernismo temos multiplicidade e mistura de estilos.

Estas fases correspondem à 1ª Revolução Industrial; 2ª Revolução Industrial; 3ª Revolução Industrial; 4ª Revolução Industrial ou Estagnação Secular. Vamos considerar o começo da modernidade e da 1ª Revolução Industrial e Energética como o período 1776-1789.

A Idade Moderna, dentro da conhecida periodização da história, estendeu-se de 1453 a 1789. Essa época, como qualquer outra, foi marcada por transformações, destacando-se o desenvolvimento comercial, a expansão marítima, o início da colonização, a consolidação da escravidão, as reformas religiosas etc.

A modernidade surge no século XVI na Europa com o protestantismo e as grandes descobertas e ciências e culmina no século das Luzes. Num plano filosófico culmina com o racionalismo e o positivismo.

Em síntese, o projeto da modernidade visou um processo de desenvolvimento de suas três esferas principais e independentes: ciência, moral e arte, fundamentadas pela razão, sem a intervenção da esfera política, estado e da economia, que é designada pelo modo de produção ou sistema capitalista.

O que é modernidade? Do ponto de vista filosófico, “modernidade” à consolidação de uma sociedade que não se vale mais da Religião como sistema de organização social. O conhecimento científico e a racionalidade renascentistas vai de forma crescente abalando a sociedade tradicional. O século XVIII é decisivo.

A modernidade trouxe avanços em praticamente todos os campos de conhecimento – e retrocesso na maneira como as pessoas se relacionam. Com ela veio o questionamento de todos os valores. Já que tudo parece estar liberado, por que não buscar todos os desejos ocultos que a era anterior dizia não serem aceitos?

A máxima da sociedade moderna é promover o consumo, isso afeta a formação psicossocial dos sujeitos, gerando novas modalidades de sensibilidades, novas necessidades, novos desejos, novas formas de sentir e perceber o mundo no qual vivem.

O conceito de modernidade engloba inovações contemporâneas ao momento vivido, sejam em termos tecnológicos, comportamentais ou sociais, expressando uma aproximação entre um acontecimento inovador e o período histórico vivenciado durante tal acontecimento.

O conceito de modernidade surgiu a partir de fenômenos ocorridos nos século XVIII, como Iluminismo, Revolução Industrial e Revolução Francesa. A partir desse momento, a racionalidade tornou-se a principal forma de conceber o mundo.

Moderno (do latim modernus) significa algo que é recente, novo ou do tempo presente. O conceito de moderno aparece no meio do século XIX e constitui-se em uma reação ambígua da cultura à agressão do mundo industrial.

A modernidade corresponderia ao estágio da história em que são hegemônicos o modo de produção capitalista e a racionalidade do capital. E se a razão orientada para o lucro tende à universalização, também a modernidade marxista.