Qual foi o fim de Nicodemos?

Perguntado por: acoutinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Ele voltará a aparecer mais duas vezes no evangelho de João, não durante a noite, mas em pleno dia, para defender Jesus (Jo 7,50-52) e para sepultar o corpo do Mestre (Jo 19,39).

Nicodemos pertencia a um grupo de judeus chamado de fariseus. Ele era também um príncipe dos judeus. Muitos fariseus não acreditavam que Jesus Cristo tivesse sido enviado pelo Pai Celestial. Mas Nicodemos acreditava, por causa dos milagres que Jesus fazia.

Nicodemos, de acordo com o missionário, buscava resposta para suas dúvidas, que poderiam estar gerando uma crise em seu interior. “Seu elogio ou bajulação não impressionou Jesus, que mostrou a ele a necessidade de nascer de novo para chegar ao Céu (João 3:3).

O que é Nascer de Novo:
O termo é muito utilizado na Bíblia, e também na Igreja Evangélica, já que nascer de novo é sinônimo de aceitar o sacrifício de Jesus. Na Bíblia, em João 3:1-21, Jesus fala para Nicodemos, um fariseu, que para ver o Reino de Deus é preciso nascer de novo.

Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele'.

Nicodemus: Significa “vitória do povo”, "vitorioso", "o que vence com o povo", "o que conduz o povo à vitória".

1. Membro de uma seita de judeus que ostentava grande santidade exterior na sua vida. 2. [Depreciativo] Hipócrita; fingido.

Judeia

Judeia foi a província do Império Romano, que se estabeleceu no território do Oriente Médio habitado e governado anteriormente pelos judeus.

Quando Jesus transmite a Nicodemos o ensinamento espiritual básico: “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”, causa perplexidade ao doutor da lei que, admitindo sua ignorância, não entende como é possível alguém nascer de novo. Entre Jesus e Nicodemos há uma distância evolutiva inimaginável.

1. Supremo conselho, entre os hebreus. 2. Assembleia .

Além dos eunucos que já nasceram com esse tipo de problema e os que foram castrados por outros homens, Jesus fala sobre um outro tipo de eunuco: aquele que praticava o celibato para se dedicar exclusivamente à vida religiosa, ao reino dos céus.

Por meio da fé em Cristo, podemos ser espiritualmente preparados e limpos do pecado, imersos e saturados em Seu evangelho, e purificados e selados pelo Santo Espírito da Promessa.

O que eu preciso fazer para entrar no céu? A Bíblia responde – Crer em Jesus, crer que Jesus é o Salvador enviado por Deus. Crer que Jesus morreu por nossos pecados na cruz do Calvário, que ressuscitou, vive e segue oferecendo vida eterna a todo aquele que nele crê.

A pessoa “nascida de novo” crê que Jesus é o Cristo, o Messias prometido; crê nEle como o Salvador pessoal. O crer em Jesus é marcado pelo arrependimento dos pecados. O “nascido de novo” crê que Jesus morreu para pagar o pecado e ressuscitou.

A verdade é essa: quem nasce da carne é carne, quem nasce do humano é humano, mas quem nasce do Espírito é Espírito.

Enquanto o batismo o lava de seus pecados, o Espírito Santo o santifica e purifica.

Continuar lendo Qual foi o fim de Tamar?