Qual foi o fundador da literatura brasileira?

Perguntado por: osouza . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 20 votos

José de Alencar

Patronos das Escolas Municipais - José de Alencar, fundador da literatura brasileira. O nome da E.M. José de Alencar (2ª CRE), em Laranjeiras, homenageia o escritor que deu início a uma literatura genuinamente brasileira.

Comemora-se, em 21 de junho, 177 anos de Machado de Assis
Suas contribuições para praticamente todos os gêneros literários fizeram com que fosse unanimemente considerado o maior nome da literatura nacional.

A definição mais antiga comumente usada pelos teóricos da Literatura é aquela construída por Aristóteles. Para o pensador grego, a Literatura seria uma imitação ou representação da realidade mediante as palavras.

A história da literatura brasileira tem início em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil. Isso porque as sociedades que aqui estavam eram ágrafas, ou seja, não possuíam uma representação escrita.

A Literatura no Brasil nasceu a partir dos primeiros escritos de viajantes e missionários europeus que documentavam informações sobre a terra recém-colonizada.

A literatura brasileira está sendo produzida desde o ano de 1500, quando Pero Vaz de Caminha escreveu a sua famosa carta.

O primeiro lugar da lista está sendo ocupado por Meu jeito de dizer que te amo (Anderson Cavalcante).

a Carta de Pero Vaz de Caminha

O primeiro documento produzido no Brasil, a Carta de Pero Vaz de Caminha, é considerado também como o primeiro texto literário do Brasil, embora tenha sido escrito por um português.

Joaquim Maria Machado de Assis

1. Machado de Assis (1839-1908) Joaquim Maria Machado de Assis é considerado por muitos críticos o maior escritor brasileiro de todos os tempos, e sem dúvida um dos maiores de língua portuguesa. Foi autodidata - ou seja, conheceu os grandes nomes da literatura universal sozinho.

Confira as sugestões:

  • • Itamar Vieira Junior. De Salvador, na Bahia, ele é o autor do romance Torto Arado, ganhador do Prêmio Jabuti, um dos mais importantes da literatura nacional, em 2020. ...
  • Bianca Santana. ...
  • Jarid Arraes. ...
  • Julián Fuks.

O primeiro documento existente que possa ser considerado literatura brasileira é a Carta de Pero Vaz de Caminha, escrita por Pero Vaz de Caminha a Manuel I de Portugal e que continha uma descrição de como o território brasileiro parecia em 1500.

A literatura é a arte humana de se expressar, surgiu antes mesmo da escrita, por meio de pinturas e também por meio da comunicação verbal.

A palavra literatura se origina do latim littera, -ae, que significa letra. Litteratura, -ae, por extensão, era a arte de escrever.

A história da literatura brasileira apresenta como marco inicial a carta de Pero Vaz de Caminha ao rei dom Manuel (1469-1521), de 1500, na qual se relatavam o descobrimento do Brasil e as primeiras impressões do novo território.

Assim, o conceito de literatura brasileira proposto por Afrânio Coutinho é caracterizado por um pertencimento tanto geográfico, a uma terra americana, como histórico-cultural, fruto da ação de indivíduos que a ocuparam e se identificam com ela.

A literatura brasileira pode ser dividida, genericamente, em duas eras: a Era Colonial, na qual predomina a vertente histórica, e a Era Nacional, cuja vertente é estética.

Contribuição da literatura brasileira
Além disso, o livro literário consegue transmitir características culturais de forma autêntica. Por exemplo, ao ler uma obra que tem como cenário o sertão, a linguagem e as descrições de ambiente irão te transportar para lá.

Conheça 5 clássicos da literatura brasileira e sua importância para os estudantes!

  • 2.1 1. Memórias Póstumas de Brás Cubas.
  • 2.2 2. Grande Sertão: Veredas.
  • 2.3 3. Morte e Vida Severina.
  • 2.4 4. Dom Casmurro.
  • 2.5 5. O Cortiço.

Mistura de tendências estéticas (ecletismo) União da arte erudita e da arte popular. Prosa histórica, social e urbana. Poesia intimista, visual e marginal.

O Alquimista, de Paulo Coelho
Na narrativa, Santiago finalmente vive de forma livre, como sempre desejou quando criança. No entanto, um sonho que se repete todas as noites tira seu sossego. A obra, que traz reflexões sobre o destino e sonhos, é o livro brasileiro mais traduzido do mundo.

Paulo Moura Jornalista paulistano que adotou o Rio de Janeiro como casa. Possui mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa e é sócio-diretor da Agência VIRTA.