Qual foi o pecado de Jó?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Jó teve uma das maiores decepções financeira, ele dorme milionário e acorda pobre, com notícias das piores que um pai de família pode receber. Seus filhos morrem em um desastre, seu gado morre em outro. Seus pés não sabiam mais onde repousar.

O livro de contém o relato de um homem íntegro que permaneceu fiel mesmo em meio a duras provações. A experiência de nos convida a refletir sobre perguntas difíceis a respeito das causas do sofrimento, a fragilidade da existência humana e os motivos para crer em Deus mesmo quando a vida parece injusta.

1 Depois disso o Senhor respondeu a de um redemoinho, e disse: 2 Quem é este que obscurece o conselho com palavras sem conhecimento? 3 Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me farás saber. 4 Onde estavas tu, quando eu afundava a terra?

Em suma a mensagem central do livro de Jó parece estar pautada na relação do sofrimento e da sabedoria. Acreditamos que a mensagem da sabedoria, exposta neste livro nos ensina, sobretudo, a ler e reler o mundo que nos oprime com outros olhos, com olhos, esperançosos, mansos e humildes, assim como ocorreu com Jó.

1 Coríntios 3:16's post
Deus tirou tudo de , depois devolveu tudo em dobro! que nem vai aguentar, mas Deus honra.

Confiar em Deus trouxe a Jó alívio do sofrimento e refinamento para a alma. “Após Jó se arrepender de ter chamado Deus de injusto, foi-lhe permitido entender seus desafios de modo mais elevado e santo.”

A síndrome de hiper-IgE, muitas vezes chamada de Síndrome de Jó, em alusão ao personagem bíblico, é um grupo de Imunodeficiências Primárias que tem como caraterísticas comuns dermatite atópica severa, infecções recorrentes na pele e nos pulmões e níveis séricos marcadamente elevados de IgE.

Jó falou muitas coisas sem o pleno conhecimento de Deus, ele disse: "Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia" e, porque ele falou tantas coisas sem conhecer, atribuindo a Deus atos que Ele nunca havia feito, Jó se arrepende, e diz: "Eu te conhecia só de ...

Além disso, sabemos que Jó ficou doente e teve que lidar com a dor e o sofrimento. Ele também teve que lidar com a perda de sua família e seus bens. Isso sugere que a provação de Jó durou vários meses ou até anos.

Os 400 anos do Período Interbíblico caracterizam-se pela cessação da revelação bíblica, pelo silêncio profundo em que Deus permaneceu em relação ao seu povo, pois durante esse tempo nenhum profeta se levantou em nome de Deus.

Antes que a fé de Jó pudesse ser testada, a Bíblia diz que ele tinha sete filhos e três filhas. (Jó 1:2) Todas os 10 filhos morreram na casa de seu irmão mais velho quando um vento forte atingiu a casa e ela desabou.

O Senhor honra a obediência de Jó e restaura sua saúde, felicidade e prosperidade de forma muito maior do que sua situação anterior. ”Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo quanto antes possuíra” (Jó 42:10).

Moisés

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

No quinto trecho do capítulo 38, Deus continua a questionar Jó sobre sua compreensão da criação, perguntando-lhe se ele tem conhecimento dos mistérios das profundezas do mar, da morte e dos limites da terra.

Jó 42.1-2: A Humildade diante de Deus
Jó admite que suas tentativas de frustrar os planos de Deus foram em vão, e que a ideia de questionar a capacidade de Deus para governar o universo era uma tolice. Aqui, podemos ver a importância da humildade diante de Deus e da aceitação de Sua soberania.

Jó 32–37 contém as palavras de um homem chamado Eliú. Não temos certeza de quando ele se uniu ao grupo, mas ele aparentemente ouviu a conversa entre Jó e os outros três homens. Não se manifestou porque era mais jovem e tinha respeito pelos mais velhos. (Ver Jó 32:4.)

Jó: Significa "hostilizado", "perseguido" ou possivelmente "homem voltado para Deus". Jó é um nome com origem no hebraico 'Iyyov. O significado do nome Jó é alvo de intenso debate entre os estudiosos. Alguns acreditam que o nome Jó em hebraico é a forma passiva do verbo ayap que significa "ser um inimigo".