Qual foi o saldo final da Conjuração Mineira?

Perguntado por: esales . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

As condenações foram as mais diversas e incluíram penas como degredo (expulsão para a África), prisão perpétua, condenação à forca etc. Vários dos envolvidos foram condenados por morte na forca, mas d. Maria, rainha de Portugal, perdoou todos os condenados, menos um: Tiradentes.

As principais consequências da Inconfidência Mineira foram:
- Todos os inconfidentes foram presos, enviados para a capital (Rio de Janeiro) e acusados pelo crime de infidelidade ao rei. - Alguns inconfidentes ganharam como punição o degredo para a África; e outros uma pena de prisão.

A Conjuração ou Inconfidência Mineira foi um movimento ocorrido em 1788. Seu objetivo era a emancipação política da capitania de Minas Gerais. Seus participantes desejavam romper os laços com Portugal e instalar uma república. No entanto, o movimento falhou porque foi delatado por um de seus participantes.

Resposta. Resposta: Desfecho: é a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens.

Conflito: trata-se do momento em que ocorre uma oposição entre os elementos da narrativa, resultando em uma tensão que organiza os fatos. O conflito instiga o leitor em relação à narrativa. Clímax: é quando a narrativa alcança a tensão máxima.

Tiradentes foi preso no Rio de Janeiro, no dia 10 de maio de 1789. Após quase quatro anos de processo, todos os integrantes do grupo de inconfidentes foram perdoados ou condenados ao degredo. Somente Tiradentes foi condenado à morte e executado no dia 21 de abril de 1792, no campo de São Domingos, no Rio de Janeiro.

A Inconfidência Mineira terminou com a prisão e julgamento de todos os seus participantes, não tendo chegado a passar da fase do planejamento, já que os inconfidentes foram traídos por Joaquim Silvério dos Reis, que espionou os seus companheiros e os "vendeu" para a Coroa pelo perdão das suas dívidas.

Trata-se do português Joaquim Silvério dos Reis Montenegro Leiria Grutes (1756-1818), conhecido nos livros como Silvério dos Reis e sinônimo de traição ao movimento ocorrido em 1788-1789, a Inconfidência ou Conjuração Mineira, liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746 a 1792).

Joaquim Silvério dos Reis

Joaquim Silvério dos Reis foi o principal delator da Inconfidência Mineira, movimento articulado em 1788 e 1789 que foi uma das primeiras tentativas de independência do Brasil do domínio português.

O motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama. Tratava-se de uma operação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. O chamado quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente.

A Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira foi um movimento de caráter separatista que ocorreu na então capitania de Minas Gerais, em 1789. O objetivo era proclamar uma República independente, criar uma universidade e abolir dívidas junto à Fazenda Real.

Ele atuou na Inconfidência Mineira e seu nome é sinônimo de traição ao movimento ocorrido em 1788-1789, liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746 a 1792). Sua delação resultou na morte de Tiradentes.

Entre 1788 e 1789, na capitania de Minas Gerais, a Inconfidência Mineira foi o primeiro movimento espontâneo da América Portuguesa a realmente flertar com a possibilidade de romper com as amarras coloniais, com intuito de transformar a região na primeira região independente da América do Sul.

No Brasil Colônia, a derrama era um dispositivo fiscal aplicado no estado de Minas Gerais a partir de 1751 a fim de assegurar o piso de 100 [cem] arrobas anuais na arrecadação do quinto. O quinto era a retenção de 20% do ouro em pó ou folhetas ou pepitas que eram direcionadas diretamente à Coroa Portuguesa.

A Guerra Fria teve fim com a dissolução da União Soviética que ocorreu em 26 de dezembro de 1991. O fim da URSS foi resultado da grande crise econômica e política que atingiu aquele país a partir da década de 1970.

O fim da guerra veio em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes.

A Secessão oficialmente terminou em maio de 1865, com a derrota dos sulistas, sua reintegração à União e com a abolição definitiva da escravidão no país.

Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais sangrento da nossa história. De 1939 a 1945, milhões de pessoas perderam suas vidas no campo de batalha.