Qual marca de chocolate é mais saudável?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Em matéria de chocolates saudáveis, todos os especialistas concordam: quanto mais cacau e menos açúcar e gordura, melhor. E uma marca que traz boas quantidades de massa de cacau é a AMMA — suas barras contém 60%, 70%, 75% e até 100%!

chocolate preto

O chocolate mais saudável é o chocolate preto, também conhecido como chocolate amargo. As tabletes de chocolate preto que contêm mais de 85% de cacau têm grandes benefícios para o organismo. As propriedades antioxidantes deste alimento ajudam a reduzir o stress e o risco de doenças crónicas.

Nugali

A Nugali é a marca brasileira de chocolates mais premiada do planeta! Desde 2004 produz chocolates bean-to-bar e desde 2016 é destaque nos rankings das competições internacionais. Somente em 2022 os chocolates da Nugali já acumulam 6 Medalhas e 2 delas foram para o Dragée de Café.

Chocolate amargo

Chocolate amargo ou chocolate intenso
Também tem menos açúcar ou adoçante, muitas vezes a metade.

Chocolate 100% cacau é um alimento natural e dos mais nutritivos. Feito exclusivamente a partir da amêndoa do cacau, ele entrega um sabor completamente diferente do chocolate com o qual as pessoas estão acostumadas.

Por que a Bélgica é considerada altamente rigorosa no controle de qualidade de seus chocolates. E esse controle de qualidade acontece desde meados de 1884, a fim de evitar que o sabor da iguaria seja adulterado pela adição excessiva de gorduras que não sejam provenientes do cacau.

De acordo com o jornal The New York Post, a instituição testou 28 barras das seguintes marcas – nem todas são vendidas no Brasil: Hershey's, Ghirardelli, Lindt, Dove, Godiva, Trader Joe's, Hu, Mast, Taza Chocolate, Valrhona, Beyond Good, Equal Exchange, Scharffen Berger, Alter Eco, Pascha, Tony's, Lily's, Chocolove, ...

“Comer chocolate todos os dias não é uma prática contraindicada. Na verdade, depende do tipo de chocolate e da quantidade que será consumida”. Chocolates amargos, acima de 70%, por exemplo, podem ser ingeridos diariamente em quantidades moderadas (até 20g).

No entanto, especialistas afirmam que apenas os chocolates com alta porcentagem de cacau na composição (70% ou mais) podem contribuir para a saúde. Chocolate ao leite e chocolate branco, por exemplo, que são ricos em açúcares, gorduras e leite, não oferecem os mesmos benefícios.

“Os melhores chocolates são aqueles que têm mais de 60% de cacau, pois eles possuem menos gorduras e ainda oferecem os benefícios do cacau, quanto mais cacau melhor”, orienta a nutricionista e coordenadora da pós-graduação em nutrição clinica e funcional da Faculdade IDE, Ana Rampelotti, sobre qual tipo escolher.

chocolate amargo

"O chocolate amargo é o mais puro, ele possui 80% de cacau, baixo teor de açúcar, de gordura e não tem leite em sua composição.

Le Chocolate Box

O chocolate mais caro do mundo é o Le Chocolate Box, de Simon Jewelers. Custando US$ 1,5 milhões, o doce é uma mistura de sobremesa e jóias.

Todas elas são de excelente qualidade e sabor.

  1. 1 – Barra de Lindt. A barra de chocolate suíço da marca Lindt é uma das mais aclamadas do país. ...
  2. 2 – Barra de Kopenhagen. As barras de chocolate da Kopenhagen já fazem sucesso no país há muito tempo. ...
  3. 3 – Barra de Hershey's. ...
  4. 4 – Barra da Brasil Cacau. ...
  5. 5 – Barra da Nestlé e Garoto.

Qual tipo evitar
Já na lista do que deve ser evitado está o chocolate branco. Segundo a especialista, essa opção é feita a base de manteiga de cacau, que não possui benefícios antioxidantes, e o chocolate ao leite, muito calórico por ser rico em açúcar e gordura.

Enquanto o chocolate branco ou ao leite é rico em calorias e gordura, o chocolate meio amargo tem menos calorias e é rico em substâncias antioxidantes, que protegem o coração.