Qual o correto o óculos ou os óculos?

Perguntado por: oalvim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Como essa expressão é plural, deve-se dizer “os óculos”, “meus óculos”. Quem, como no meu caso, trocou os óculos... comprou óculos novos. Tudo com a devida concordância nominal.

O óculos ou os óculos – é usada no plural: Os meus óculos de sol são lindos!

O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'. Pasquale usa como auxílios luxuosos as canções 'Casa', 'Cicatrizes' e 'Luzes de Ribalta', interpretadas por Emicida, Nelson Gonçalves e Moacyr Franco.

Plural: Quando o substantivo representa mais de um ser, objeto ou grupo de seres e objetos, dizemos que ele é plural.

A palavraóculos” é uma pluralia tantum, ou seja, existe somente no plural. Dessa forma, o artigo ou o pronome que acompanha deve sempre estar no plural. Ex1: Esqueci meus óculos. Ex2: Peguei os óculos.

São as palavras nas quais a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. Exemplo: óculos, psicológica.

É o caso de “tênis” e “ônibus”. Essas duas palavras podem ser empregadas tanto no singular quanto no plural, e quem determina isso é o artigo ou pronome que os acompanham. É correto dizer O ônibus ou OS ônibus.

Plural: boas-fés.

lá·pis

singularlápis
plurallápis

O plural de lápis é lápis.
Isso acontece porque, em português, as palavras paroxítonas (ou proparoxítonas) terminadas em “-is” ou “-us” não sofrem alteração alguma no plural. O mesmo acontece com as palavras vírus, bônus, ônibus e tênis.

feijões | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

sabões | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

jantares | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

É só inverter e ver que faz mais sentido: férias felizes do que férias feliz. O mais usado é boas férias! Assim como dizemos "boas férias", não "boa férias".

Lembrando que são palavras variáveis substantivos, verbos, adjetivos, pronomes, artigos e numerais. Exemplos: cota-parte (cotas-partes) mão-boba (mãos-bobas)

Substantivos como água e paciência não admitem plural — são os chamados não-contáveis.