Qual o curso que mais se aproxima de Medicina?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Enfermagem

— saiba que a profissão que mais se aproxima da rotina dos médicos é a Enfermagem.

Enfermagem. Sem dúvidas, é um dos cursos técnicos mais indicados para quem pensa em fazer Medicina. Além de trazer muitos conceitos que serão úteis em seu futuro como profissional da saúde, essa formação envolve cuidado direto com pacientes, incluindo técnicas e atividades que fazem parte da rotina hospitalar.

Especialidades médicas menos desejadas
Clínica médica, pediatria, cirurgia geral e ginecologia e obstetrícia. São quase 40% dos médicos especialistas.

Neurocirurgia

Neurocirurgia. A Neurocirurgia é a especialidade que causa a percepção entre a maioria das pessoas, médicos e não médicos, de ser uma especialidade médica mais difícil entre as demais. Ela trata de todo o sistema nervoso central e periférico.

Uma forma de saber quanto ganha um médico no Brasil é considerando o piso salarial médico determinado pela Fenam, o qual, para 2022, foi fixado em R$ 17.742,78 para 20 horas semanais. O valor estabelecido pela entidade por cada consulta foi de R$ 217,89.

E já vamos começar respondendo uma dúvida recorrente: afinal, o curso de medicina tem matemática? A resposta é não, pois como é um curso voltado para a área da saúde, as matérias de maior importância envolvem a biologia de forma geral. E o mesmo vale para as universidades e também para o ENEM.

IV -O estudante de medicina não pode participar de práticas de tortura ou outras formas de procedimentos degradantes, desumanos ou cruéis contra pessoas, ou fornecer meios, instrumentos, substâncias ou conhecimentos para tais fins.

Quem já possui uma graduação pode eliminar parte da grade curricular na segunda graduação de Medicina. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para aproveitar as disciplinas é necessário que o curso tenha a mesma carga horária e mesma equivalência de conteúdo programático.

Em 2021, ainda é possível antecipar a colação de grau para o estudante de medicina e demais profissionais da saúde. Lembrando que o principal requisito é ter cumprido 75% da carga horária do internato médico.

Medicina é a graduação mais longa entre todos os cursos superiores aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) no Brasil. São necessários pelos menos seis anos de estudos para se tornar um médico.

A Clínica Médica é uma das áreas de especialização da Medicina que tem como foco o tratamento e o diagnóstico de doenças em adultos, ou seja, sem cirurgias.

As especialidades que concentram o maior número de médicos são, de acordo com a Demografia Médica no Brasil mais recente: Clínica Médica. Pediatria. Cirurgia Geral.

4 pontos a serem considerados

  1. Conheça seus gostos e preferências. Esta pode parecer uma questão óbvia demais, mas, pare para pensar assim mesmo. ...
  2. Saiba quais são seus objetivos. ...
  3. Busque informações sobre o curso e a profissão. ...
  4. Faça orientação profissional.

Descubra as habilidades necessárias para se tornar médico
Uma delas é lidar com o fato de ver sangue e cadáveres durante a faculdade, pois essas etapas fazem parte do processo de formação. Outro fator é saber se você está preparado para trabalhar de forma flexível, sem uma rotina definida e por longas jornadas.

A faculdade de Medicina menos concorrida do Brasil é a da UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido), de Mossoró, no Rio Grande do norte. A nota de corte do Sisu de 2018 foi de 750,06. São 40 vagas oferecidas para o curso.