Qual o efeito produzido pela repetição de palavras?

Perguntado por: mibrahim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

A repetição de palavras funciona para enfatizar uma ideia e dar luz a uma ideia que se queira reforçar. A repetição de palavras funciona para enfatizar uma ideia e dar luz a uma ideia que se queira reforçar.

1) Marcar ênfase
ex: O político foi encontrado com duzentos milhões de reais na mala.

Resposta verificada por especialistas. A repetição da palavra "sofria" tem o efeito de continuidade, de prolongamento do sofrimento.

A anadiplose é uma figura de linguagem que usa a repetição de palavras no texto para reforçar uma ideia e dar destaque a ela. Para isso, você deve repetir na oração seguinte uma palavra da oração anterior.

A anáfora é o processo de repetição ou retomada de uma palavra/referente utilizado anteriormente na frase ou no texto.

Resposta: Pode significar frequência ou padrão. Como se apenas discutisse e brigasse e não fizesse outra coisa além disso.

( ) Uma função da repetição é marcar a continuidade do tema que está em foco, que é uma das condições para a coesão textual, dessa forma é natural usar a mesma palavra no texto, preservando a coerência com o seu tema.

1. Acto ou efeito de repetir. 2. Reprodução ou imitação do que outrem disse ou fez.

Anáfora tem sua origem na palavra grega anaphorá, que indica o ato de trazer ou manter uma repetição. Exemplos de anáforas: Eu quero amor! Eu quero alegria!

A repetição de uma mesma consoante produz a aliteração. Aliteração é uma figura de linguagem, de som ou harmonia, caracterizada pela repetição de consoantes ou sílabas. Seu uso está restrito a textos poéticos que buscam produzir efeitos sonoros pela combinação dos sons das palavras.

Efeitos de sentido são possibilidades de expressão escolhidas pelo emissor de acordo com a intenção comunicativa. Eles podem ser: duplo sentido, ambiguidade, ironia e humor. Durante a produção textual, muitas vezes utilizamos recursos para expressar algum sentido além do óbvio.

A)- A repetição do advérbio reafirma a ideia de que a mulher tem muito a conseguir por meio de suas lutas e reivindicações, enfatizando que os espaços que ocupa hoje são transitórios.

Protagonista é sempre o personagem principal da história.

A ecolalia pode ser definida como um distúrbio caracterizado pela repetição daquilo que a própria criança acabou de dizer ou pelo o que seu interlocutor falou há pouco tempo. O pequeno repete sistematicamente a sequência proferida, de forma não espontânea.

A repetição de palavras e frases faz parte do processo de aquisição da fala e da linguagem. Podemos perceber a fala repetitiva nas crianças pequenas que estão aprendendo a se comunicar. Aos 2 anos, é comum misturar falas próprias com a repetição do que se ouve.

As estruturas de repetição são basicamente três: enquanto-faça, faça-enquanto e para-faça.

Repetição é um dos conceitos fundamentais da psicanálise. O caráter compulsivo da repetição está ligado à pulsão de morte: pura quantidade, afetos sem representações, projetados a esmo, furiosamente. O sujeito é impelido, contra sua vontade, a re-editar novas edições de acontecimentos traumáticos.

Significado de Repetitivo
adjetivo Que se repete com alguma frequência; que diz novamente o que já foi dito ou escrito; de repetição. Que faz sempre a mesma coisa; que volta a acontecer novamente; recorrente, frequente.

A repetição torna-se assim uma ênfase que destaca uma palavra que informa melhor do que a ação verbal. Este processo é muito frequente no caso das dubitativas.

É entendida como aliteração a repetição de fonemas consonantais no texto para estabelecer efeitos sonoros. A aliteração é uma figura de linguagem muito utilizada em textos versificados, mas também em textos em prosa.

O efeito de sentido provocado por esse uso é o de que as ações se prolongam, não acabam, projetam-se para o presente.