Qual o gênero musical se tornou uma forma cultural em promover a reflexão social?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Os movimentos da MPB – Para além do gênero musical, a MPB se tornou uma ampla frente cultural com o objetivo de promover a reflexão social sobre decisões que interferem no coletivo nacional.

“A música cristã gospel é uma manifestação cultural de origem religiosa, um gênero musical composto e produzido para expressar a crença cristã, individual ou comunitária.

lundu

Com o advento dos fonogramas, o lundu foi o primeiro gênero musical gravado no Brasil, sendo o lundu Isto é Bom, de Xisto Bahia, interpretado por Bahiano, o primeiro registro fonográfico brasileiro, gravado em 1902.

O frevo é uma manifestação folclórica brasileira típica do estado de Pernambuco, sendo uma das principais manifestações culturais do estado.

Gêneros musicais coloniais de influência africana, como o lundu, terminaram dando origem à base rítmica do maxixe, samba, choro, bossa-nova e outros gêneros musicais atuais. Também há alguns instrumentos musicais brasileiros, como o berimbau, o afoxé e o agogô, que são de origem africana.

O funk é um estilo musical que surgiu através da música negra norte-americana no final da década de 1960. Na verdade, o funk se originou a partir da soul music, tendo uma batida mais pronunciada e algumas influências do R&B, rock e da música psicodélica.

De fato, a história da música no Brasil começou com a presença dos jesuítas e dos indígenas. Sendo assim, o encontro entre os ritmos desses dois povos deu origem ao surgimento da música popular brasileira.

Segundo levantamentos de aplicativos de música, e demais mecanismos de pesquisa, o estilo mais escutado do mundo atual não é a música clássica, mas sim o hip hop.

Os gêneros mais escutados foram: arrocha, funk e sertanejo. Sobre os artistas em alta, temos nomes como Marília Mendonça, Jorge & Mateus e Ana Castela no Top Brasil, representando o sertanejo. Com relação ao funk, temos MC Ryan e outros nos mais ouvidos.

A música é uma manifestação cultural importantíssima. É a arte de exprimir sentimentos e transmitir mensagens através de sons. Indo mais além, é perfeitamente cabível afirmar que a música, mais do que expressão artístico-cultural, configura-se como instrumento educativo e de mobilização social.

O samba é um gênero musical que surgiu no Brasil, no começo do século XX, e é reconhecido nacional e internacionalmente como um dos símbolos do país.

A música estimula a produção de substâncias relacionadas ao prazer, além de regular nossos sentimentos e ajudar na concentração. Descubra como ela desenvolve os sentidos e provoca bem-estar. Música! “Sem ela a vida seria um erro”(Friedrich Nietzsche).

A música “monofônica” (que possui uma única linha melódica), sacra ou profana, é a mais antiga que conhecemos, é denominada de “Cantochão”, porém a música utilizada nas cerimônias católicas era o “canto gregoriano”.

Samba

Samba. O samba é um tipo de música inteiramente brasileiro, criado sobretudo pelos negros a partir de influências africanas no período colonial.

Como podemos definir a cultura musical no Brasil? A cultura musical no Brasil pode ser descrita através de uma palavra: diversidade. A dimensão do país permitiu que cada região desenvolvesse os seus costumes de forma única, criando um leque infinito de culturas e, principalmente, de gêneros musicais.