Quais foram as influências culturais na culinária brasileira?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Falar da culinária brasileira é algo que rende inúmeros livros de histórias e receitas. Sem dúvida, a influência europeia (e aqui podemos destacar italianos, espanhóis, alemães e portugueses como fortes expoentes) e africana foram fundamentais para a formação do cardápio brasileiro.

A culinária brasileira herdou vários hábitos e costumes da cultura indígena, como a utilização da mandioca e seus derivados (farinha de mandioca, beiju, polvilho), o costume de se alimentar com peixes, carne socada no pilão de madeira (conhecida como paçoca) e pratos derivados da caça (como picadinho de jacaré e pato ...

A cultura alimentar da população brasileira se formou pelo conjunto de diversas influências (históricas, ambientais e regionais), nas quais cada sociedade estabeleceu diferentes costumes e hábitos alimentares, que foram construídos e consolidados ao longo do tempo.

Características da gastronomia brasileira
Sem dúvidas, a culinária brasileira tem como base a miscigenação. É uma gastronomia resultante da mistura de cultura, saberes e ingredientes de vários povos. Ou seja, isso faz com que a culinária brasileira seja de uma riqueza gigantesca.

Os imigrantes deram grande contribuição com sua força de trabalho para o desenvolvimento do Brasil, tanto no setor rural, como nas áreas industriais, comerciais e culturais. Contribuíram ainda para a formação do povo brasileiro, desde o século 19, quando começou a se intensificar a imigração para o país.

Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).

Como os imigrantes influenciaram a culinária brasileira?

  • 1/7- A influência africana. Dendê. ( ...
  • 2/7- A influência portuguesa. Quindim. ( ...
  • 3/7- A influência italiana. Macarrão. ( ...
  • 4/7- A influência alemã Cerveja alemã. ( ...
  • 5/7- A influência espanhola. ...
  • 7/7- A influência árabe.

Vatapá, farofa e quibebe são pratos que "chegaram" ao Brasil através da culinária africana! Portanto, as comidas brasileiras sofreram também forte influência das diversas matrizes. A alimentação cotidiana na África por volta do século XVI incluía arroz, feijão (feijão-fradinho), milhetos, sorgo e cuscuz.

A cultura gastronômica invariavelmente se mistura à história e aos hábitos de um estado. Baseado nos costumes da população é que vão se formando os gostos e preferências por determinados sabores e temperos. Em algumas regiões, as atividades agropecuárias ditam as regras para a produção de iguarias típicas.

Culturas alimentares – para necessidades humanas (por exemplo, trigo, milho, leguminosas, arroz, batata, tomate). Alimentos para animais – para o consumo de gado bovino ou outros (por exemplo, cevada, beterraba, capim para animais domésticos para pastar e armazenar como feno ou ensilagem).

Com influência portuguesa, diversos pratos deliciosos começaram a surgir e ser consumidos no Brasil. Um grande exemplo é a feijoada, que foi uma adaptação da cozinha portuguesa. Pratos com peixes também vieram de Portugal, como bolinho de bacalhau e sardinhas fritas.

A cultura indígena tem muitas influencias diretas na sociedade brasileira, desde a culinária até o artesanato, passando por hábitos, ensinamentos sobre plantas medicinais e até mesmo na dança.

Influências europeias
Foi dos europeus que herdamos o costume de consumir carne de boi, de carneiro, de porco e de bode. Além disso, foram eles que nos ensinaram a utilizar na nossa alimentação todos os subprodutos oriundos da criação de animais, como: o leite, a fabricação de queijo, requeijão, embutidos e defumados.

Sem dúvida, a influência europeia (e aqui podemos destacar italianos, espanhóis, alemães e portugueses como fortes expoentes) e africana foram fundamentais para a formação do cardápio brasileiro. Contudo, a gastronomia nacional se refaz diariamente.

A importância da culinária também é reconhecida para a organização social. Foi atribuído a ela o papel de organizar a sociedade, introduzir responsabilidades, compartilhamentos e laços sociais que se estabeleceram com o preparo da comida1,3.

Com certeza podemos afirmar sim, pois as diferentes culturas que compuseram a atual cultura brasileira, vieram recheadas de pratos à moda italiana, a moda indígena, dos negros africanos etc.

feijoada

Considerada por muitas pessoas o prato nacional, a feijoada é muito consumida em vários países de língua portuguesa.

A cozinha brasileira é o resultado das influências culturais portuguesas, africanas e indígenas, mas cada região desenvolveu uma cultura alimentar peculiar e característica implantada pelos imigrantes que vieram para cá como os italianos, alemães, japoneses, espanhóis, árabes e suíços.

Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.