Qual o parentesco entre Elizabeth Ie Elizabeth II?

Perguntado por: sgodinho . Última atualização: 18 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

De acordo com a imagem acima, a atual rainha Elizabeth II pode retroceder sua ascendência até o rei James I da Inglaterra e, através deste, até o rei Henrique VII, o que a torna uma prima distante de Elizabeth I, com 14 gerações de diferença.

A partir da geração dos netos da rainha Isabel II, onde se incluem o príncipe William ou o príncipe Harry, por exemplo, os nomes deixaram de ser traduzidos. Dessa forma, no nosso idioma, a rainha pode ser chamada de Elisabeth (nome original) ou Isabel (seu vernáculo em português).

Ela nunca se casou, apesar de ter tido vários pretendentes; as razões para isso não são claras. Historiadores especularam que Tomás Seymour facilitou-lhe relações sexuais, ou que ela sabia ser estéril. A rainha considerou vários pretendentes até os cinquenta anos.

Elizabeth Alexandra Mary, conhecida, a partir de 1952, como rainha Elizabeth II, nasceu em Londres, no dia 21 de abril de 1926. Ele era filha de Albert Frederick Arthur George, o duque de York, e de lady Elizabeth Bowes-Lyon.

Quando Elizabeth I morreu sem deixar descendentes diretos, herdou o trono da Inglaterra o rei da Escócia, Jaime VI Stuart, que tomou o nome de Jaime I da Inglaterra (1603-1625).

Ana Bolena (1501-1533) foi a segunda esposa do Rei Henrique VIII, da Inglaterra permaneceu como rainha consorte por apenas três anos, quando foi decapitada, acusada de incesto, traição e adultério. Sua filha Elizabeth[1] tornou-se uma das mais relevantes rainhas da Inglaterra.

Legenda da foto, Da esquerda para a direita e com anos de reinado: Joana I, 10 a 19 de julho de 1553; Mary 1ª , 1553-1558; Elizabeth 1ª , 1558-1603; Mary 2ª, 1689-1694. Na longa história da Inglaterra, mais tarde do Reino Unido, houve um total de 61 monarcas e apenas sete foram mulheres.

Fruto de um segundo casamento, que não fora reconhecido pela Igreja Católica, ela era considerada filha ilegítima. Também tinha um irmão e uma irmã à frente na linha sucessória. Ou seja: ninguém esperava que um dia se tornasse rainha.

Teve uma única irmã, Margaret Rose, que morreu em 2002 aos 71 anos. Seu avô, o rei George V morreu em 1936, deixando o trono para seu tio, Rei Edward VIII.

As luvas da Rainha
Para se proteger, a Rainha jamais tira as luvas quando cumprimenta as pessoas. A empresa Cornelia James Ltd. é fornecedora de luvas para a Rainha desde 1947. Em uma entrevista, a diretora da empresa explica que a rainha gosta de luvas clássicas, somente em branco ou preto.

O motivo é uma regra antiga dentro da monarquia britânica: o título de rei só pode ser dado a quem herdar o trono. Isso significa que o marido de uma rainha governante é chamado de príncipe consorte.

Ela tinha 96 anos quando morreu em 8 de setembro de 2022. Nascida em 1926, a princesa Elizabeth tornou-se rainha após a morte do pai, o rei George 6º, em 1952. Casou-se com Philip, duque de Edimburgo, em 1947 — e o casal teve quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward.

Ambos subiram ao trono inglês, mas morreram sem herdeiros e por isso, Elizabeth foi declarada rainha em 1558, após o falecimento da rainha Maria I. Também ganhou o título de “rainha virgem”, pois nunca se casou, mas é sabido que teve vários amantes e pretendentes.

Rainha Elizabeth morreu de “velhice“, mostra atestado de óbito.

A Casa de Windsor surgiu em 1917, substituindo a dinastia Saxe-Coburgo-Gota. Até o momento, cinco monarcas dessa dinastia ocuparam o trono britânico. A monarquia britânica iniciou sua formação em meados do século IX, com base no reino de Wessex.

Elizabeth conheceu Philip pouco antes da Segunda Guerra Mundial. Ela tinha 13 anos, e conheceu-o quando seus pais visitaram o Britannia Royal Naval College, uma escola naval. Nessa ocasião, Philip, aos 18 anos, era um cadete e tinha recebido ordens de entreter as filhas do rei George VI.