Qual o planeta mais fácil de ver?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

planeta Vênus

O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.

Mercúrio

Neste mês, Mercúrio ainda continua facilmente visível até aproximadamente o dia 18, na direção oeste, muito próximo ao horizonte, logo após o pôr-do-Sol. Na mesma direção estará o planeta Vênus, que distingue-se de Mercurio por seu intenso brilho e sua coloração branco-azulada.

Mercúrio é o planeta mais difícil de ver sem ampliação, pois está localizado em uma parte brilhante do céu, mas pode ser visto perto de Vênus, muito mais brilhante.

O planeta Vênus tem alguns apelidos muito conhecidos, como “estrela d'alva” ou "estrela da tarde". Isso porque civilizações antigas pensavam haver duas estrelas aparecendo no céu, uma pela manhã e outra ao fim da tarde.

Vénus é mais brilhante que qualquer astro visto no céu (descontando o Sol e a Lua), e sua magnitude aparente máxima é de -4,6.

O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.

Encontre o horário certo do dia ou da noite.
A noite é ideal. No entanto, Júpiter é tão brilhante que, às vezes, pode até ser visto logo depois do anoitecer e logo antes do amanhecer. Durante o crepúsculo, ele aparecerá no leste. Conforme a noite avança, parecerá estar viajando pelo céu, em direção ao oeste.

Sabe aquele pontinho ao lado da Lua agora?? É Vênus! Marte!!!

Vênus

Vênus: O planeta mais brilhante do céu será visível por todo o mês de abril de 2023. Quando será observável no céu após o pôr do Sol à Oeste, sentido onde o Sol se põe.

O maior planeta do Sistema Solar, será visível até às 21h30min. Marte, o planeta vermelho, surge bem alto no céu no começo da noite, na constelação de Libra, podendo ser observado até às 2h da madrugada. Ele está bem brilhante, embora não tanto quanto Júpiter.

Vênus é raramente visível no céu durante nossos horários de observação. Ele se fará visível apenas em meados de 2021 no começo da noite.

Como assistir
Com um par de binóculos ou um telescópio, você poderá ver as bandas do planeta, segundo a Nasa. Os observadores de estrelas também podem ver três ou quatro das luas de Júpiter, incluindo Europa, disse Ray.

Planetas (18h – 18h30). Os planetas Mercúrio e Júpiter estarão em conjunção, bem próximos do horizonte oeste.

Os planetas só brilham devido à luz solar que refletem. Se um planeta vai ser visível ou não depende da posição dele em relação ao Sol. Podemos ver até cinco planetas sem telescópio: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

A razão por que Vénus tem um albedo tão alto (é tão brilhante) é que este planeta se encontra coberto por uma espessa e densa camada quase uniforme de nuvens, compostas predominantemente por ácido sulfúrico e dióxido de carbono, que reflectem a luz solar (Figura 1).

Alpha Canis Majoris

Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno
Sirius faz parte da constelação Cão Maior e é oficialmente chamada Alpha Canis Majoris em função de sua posição na constelação. Sirius A tem magnitude aparente de -1,46 (quanto menor o número, maior o brilho) e brilha 20 vezes mais que o Sol.

Júpiter é especialmente visível devido ao seu tamanho — é o maior planeta do nosso sistema solar. Com um raio de 69.911 km, é 11 vezes mais largo que a Terra. Vênus, que tem aproximadamente o mesmo tamanho e densidade da Terra, tem atmosfera com muitas nuvens, que refletem muito bem os raios do sol de volta ao espaço.