Qual o resultado positivo para rubéola?

Perguntado por: uperes4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Quando o resultado do exame para rubéola dá IgG reagente, significa que a pessoa já tem anticorpos para o vírus. O resultado pode estar relacionado a vacina que foi tomada contra a doença.

A presença de anticorpos da classe IgG indica imunidade adquirida natural ou artificialmente, enquanto a de IgM pode ser indício de uma infecção aguda e, mais raramente, de uma reinfecção. É possível detectar esses anticorpos também após vacinação, o que deve ser levado em conta na interpretação do resultado.

Valores de referência para o IgG rubéola:
Não reagente: inferior a 5 UI/mL. Indeterminado: de 5 a 15 UI/mL. Reagente: superior a 15 UI/mL.

CLIA - IgG
De 9,0 a 11,0 UI/ml Borderline Mesma interpretação. Acima de 11,0 UI/ml Positivo ou Reagente Geralmente indica imunidade ou exposição pregressa à Rubéola, exceto se a Rubéola IgM também estiver positiva.

Nos casos de Rubéola congênita, cerca de 20% dos infectados têm IgM negativo no primeiro mês de vida. IgG materna pode estar presente por mais de 6 meses. Já a IgG avidez não tem utilidade pois pode se permanecer com baixa avidez por até 3 anos na Rubéola congênita.

Seus sintomas lembram os de outras viroses: mal-estar, febre… “Mas, o mais característico é o aumento dos linfonodos (gânglios), principalmente na região do pescoço, e a vermelhidão na pele, que aparece, em geral, depois de duas a três semanas da infecção”, informa a bióloga Camila Sacchelli, especialista em doenças ...

Rubéola IgG - R$32,00 - Labi Exames.

Sorologia é o termo usado para definir os exames que identificam a presença de determinados anticorpos no nosso sangue. Os mais comuns são os exames sorológicos denominados IgG (imunoglobulina G) e IgM (imunoglobulina M).

Após um período de incubação, que varia de duas a três semanas, a doença mostra seus primeiros sinais característicos: febre baixa, surgimento de gânglios linfáticos e de manchas rosadas, que se espalham primeiro pelo rosto e depois pelo resto do corpo.

O IgG para rubéola trata-se de um exame sorológico feito com o objetivo de detectar anticorpos contra o Rubivirus, da família Togaviridae, que é o agente causador da rubéola.

Para o diagnóstico da rubéola são feitos exames laboratoriais, disponíveis na rede pública em todos os estados, para confirmação ou descarte de casos, como titulação de anticorpos IgM e IgG para rubéola. Existem muitas doenças que se manifestam semelhantes à rubéola.

A Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) é uma doença congênita, que significa uma particularidade de algo que está presente desde o nascimento. Ela é decorrente da infecção da mãe pelo vírus da Rubéola durante as primeiras semanas da gravidez.

A varíola dos macacos durante a gravidez também pode levar a complicações como varíola congênita ou natimorto, alertou a OMS na segunda-feira (16/5). "Casos mais leves de varíola podem passar despercebidos e representar um risco de transmissão de pessoa para pessoa", afirmou a agência da ONU em comunicado.

As gestantes que foram vacinas inadvertidamente em sua unidade devem ser tranquilizadas e devem seguir realizando o pré-natal normalmente porque a vacina não tem efeitos teratogênicos no feto.

IgM reagente e IgG reagente (positivo): O resultado IgM e IgG reagentes significa provável infecção recente. O fato de o IgG ter sido reagente também indica que o organismo está produzindo os anticorpos da fase mais tardia da infecção.