Qual o significado da palavra Guanabara na língua indígena?

Perguntado por: umelo3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Em tupi-guarani, idioma falado pelos índios nativos à época do Descobrimento do Brasil, a palavra Guanabara quer dizer "braço de mar" ou "seio de mar". Acabou sendo incorporada à realidade do Rio de Janeiro, principalmente pelo fato de este ser o nome da baía que banha a cidade.

Jaú – do Tupi Guarani j-au=o. sujo Peixe da família dos Pimelodídeos, sendo um dos maiores peixes de couro do Brasil.

Brasília (17/03/2011) - Derivado do tupi-guarani, o termo “ará” significa papagaio e "acaiú" remete a “fruto do cajueiro”, formando “ará acaiú": cajueiro dos papagaios. Foi esse termo que originou o nome da capital sergipana, Aracaju, que completa 156 anos neste 17 de março.

A Viação Expresso Guanabara é uma das principais companhias que operam hoje no país, está entre as cinco maiores empresas de transporte, além de ser líder na região Nordeste. Fundada em 1992, a sede é Fortaleza (Ceará).

"Aysú" significa amor em tupi-guarani.

O que é Tupã:
O deus supremo dos tupi-guarani, no entanto, é Nhanderuvuçú(alma velha, na língua tupi), também conhecido por Nhamandú.

O nome jabuticaba tem origem indígena, e foi assim denominado pelos tupis , que saboreavam seu fruto, tanto na forma natural como fermentada e a chamavam jaboticaba: jaboti (cágado), caba (lugar onde) (Jabuticaba... in Coopercampus, on line...), ou iapoti'kaba, cujo significado é "frutas em botão" (Sales, 2002) “Foi o ...

Paçoca – do tupi-guarani paçoca = coisa pilada. Alimento que se prepara no pilão.

O rio banha a cidade que lhe deu o nome: Pirarucura, na língua Tupi significa “peixe que ronca” e vem de pirá (peixe) e curuca (roncar ou resmungar), ou pirac'uruca, em uma ligeira deformação de pronúncia.

[Bot.]- Palavra do tupi-guarani que define uma árvore, o mesmo que ¨jequitibá-branco¨.

Em suma, pode-se perceber que a descrição etimológica consensual é que abacaxi deriva do tupi ibá + kati (ou alguma variante gráfica dessa forma), expressão que significa fruta que recende. Além de designar uma fruta, também designa um grupo indígena (atualmente extinto).

"Tchau", em guarani, é aadjuma e tem o sentido de "eu estou indo".

Bonito em tupi é porang. Agora: kunhã-porang-a - mulher bonita, (ou mulheres bonitas) - Acrescentamos um A porque o adjetivo termina em consoante. Bom em tupi é katu.

Antes de 1975, era o Distrito Federal – ou capital do Brasil. Torna-se mais um estado da Federação em 1960, com a mudança da capital para Brasília, sendo nomeado como Estado da Guanabara. Rio de Janeiro é um dos estados da região Sudeste.

Foi mantida a denominação estado do Rio de Janeiro, com a cidade do Rio de Janeiro voltando a ser a capital fluminense. A fusão se efetivou em 15 de março de 1975. Guanabara foi um estado brasileiro por quinze anos, de 1960 a 1975,criado com a mudança da capital do país para Brasília, em 1960.

Luiz Carlos da Silva Carvalho

Atualmente, o Grupo Guanabara tem como presidente o filho do fundador, empresário Luiz Carlos da Silva Carvalho.

A Guanabara foi fundada em 1º de agosto de 1992, na cidade de Fortaleza, capital do estado brasileiro do Ceará. Sua história começou quando o empresário carioca Jacob Barata adquiriu o controle acionário da Expresso de Luxo, esta pertencente ao grupo Irmãos Paula Joca e que estava em atividade desde 1950.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro deixa de ser oficialmente a capital do país e se torna a capital da cidade-estado chamada Guanabara.

Assim, no dia 1º de março de 1565, Estácio de Sá desembarcou numa praia entre o Pão de Açúcar e o Morro Cara de Cão, instalando oficialmente a cidade que se chamou São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao rei-menino de Portugal D. Sebastião e ao santo do mesmo nome, que se tornou o padroeiro da cidade.

Maicé, em tupi-guarani, significa amizade.