Qual o significado de Ipiranga no hino nacional?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Ipiranga: rio em cujas margens D. Pedro I proclamou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822.

Garrida: alegre, graciosa. Em ordem direta: Teus risonhos campos tem mais flores do que a terra mais garrida. Os trechos entre aspas são do poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias. Lábaro e flâmula: bandeira.

adjetivo Que está muito calmo; repleto de tranquilidade e de sossego: o grito de Independência foi dado por D. Pedro I às margens plácidas do rio Ipiranga. Que denota ou expressa paz; pacífico: relações plácidas.Com doçura, suavidade, gentileza; suave. Etimologia (origem da palavra plácidas).

Calmo e tranquilo; repleto de sossego e de tranquilidade.

[Impávido] significa sem medo, corajoso, e colosso fala do tamanho do país”. Os paulistanos misturam diversos estilos do rock na sonoridade do grupo, com grunge, punk, metal e hard rock entre os gêneros já explorados.

Resposta. Se refere a constelação Cruzeiro do sul, que fica localizada na meridional da via láctea.

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas / de um povo heroico o brado retumbante. O período está na ordem inversa. Posto na ordem direta, a resposta brilha como o sol de Brasília: As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico.

Brado retumbante significa grito estrondoso. Brado é sinônimo de grito, clamor ou protesto.

Significado de Florão
[Figurado] Que possui muito valor; joia, preciosidade. Ornato de ouro ou pedras preciosas no círculo de uma coroa.

Agitar-se como uma flâmula ou uma chama.

1. Terra onde alguém nasce. 2. Nação a que pertence uma pessoa ou de que uma pessoa é cidadã.

1. Deixar um lugar depressa ou ocultamente. 2. Retirar em debandada.

De acordo com esta parte do hino, a "clava forte" é uma expressão usada para descrever uma arma contra a injustiça. Assim, se o povo brasileiro estiver perante a injustiça, ele não vai fugir, enfrentará a própria morte para lutar pelo bem da pátria.

“Deitado eternamente em berço esplêndido
Esse trecho é uma metáfora usada para mostrar que o Brasil está eternamente muito bem localizado — entre o mar e a Cordilheira dos Andes — e coberto por riquezas naturais esplêndidas (que significam: admiráveis, únicas).

O mesmo que: afoitos, corajosos, denodados, destemidos, impetuosos, intrépidos, ousados.

Francisco Manuel da Silva

Tem letra de Joaquim Osório Duque-Estrada (1870–1927) e música de Francisco Manuel da Silva (1795–1865).

Ouviram do Ipiranga às margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da Pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte!

O hino da Espanha não tem letra, mas ao longo dos tempos, algumas tentativas foram feitas de colocar palavras nas melodia de 1761. Se diz na Espanha que “há um debate eterno” sobre colocar ou não letra no hino.

1. Margens plácidas. Uma margem (borda ou limite externo; espaço no contorno externo de algo) serena ou calma. Plácido é sinônimo de calmo e tranquilo.

Se em teu formoso (belo) céu, risonho (repleto de promessas) e límpido (claro), A imagem do Cruzeiro (constelação Cruzeiro do Sul) resplandece (brilha).