Quantas estrofes tem o Hino Nacional Brasileiro?

Perguntado por: emoura5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

18 estrofes e 50 versos.

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heroico o brado retumbante, E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da Pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó Liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte!

Estrofe é o conjunto de dois ou mais versos que compõem os gêneros discursivos poéticos.

Brasil, tu és nossa terra adorada, e te escolhemos entre outras mil terras; tu és nossa Pátria amada, mãe gentil (carinhosa, generosa) dos filhos deste solo (nós, brasileiros).

"Terra adorada, entre outras mil, És tu, Brasil, ó pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria Amada, Brasil!"

Cada um dos blocos de versos é chamado de estrofe. No poema mencionado como exemplo inicial, percebemos dois blocos de quatro linhas mais dois blocos de três linhas, ou seja, são quatro estrofes: duas com quatro versos, duas com três versos.

Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.

Na literatura, a estrofe é uma estrutura da composição poética formada por um conjunto de versos que compartilham relações de sentido e de métrica entre si. Em outras palavras, a estrofe representa um conjunto de versos, que por sua vez, correspondem a uma linha do texto poético.

Explicação: Nessa estrofe, Joaquim Osório Duque Estrada idolatra o país, lembrando que a constelação Cruzeiro do Sul pode ser vista daqui, uma vez que ela só é visível no hemisfério Sul. 'Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza.

Em novembro de 1889, o governo realizou um concurso público para escolher o hino nacional. Concorreram 29 composições. O resultado foi conhecido no dia 20 de janeiro de 1890, no Teatro Lírico, no Rio de Janeiro.

O padrão de uma estrofe geralmente tem quatro ou mais linhas e é pode ser referido como um verso . Na poesia, uma estrofe é um conjunto de linhas agrupadas dentro de um poema, geralmente desligado de outras estrofes por uma linha em branco ou recuo.

Na música, a estrofe está relacionada à estrutura da música ou de sua composição. Ela é formada por um conjunto de dois ou mais versos que quando unidos são chamados de seções. Cada uma dessas seções é composta por um agrupamento de versos ritmados ou não.

Pátria Amada, Brasil!
O último trecho do Hino Nacional do Brasil afirma novamente que a terra brasileira representa uma mãe gentil para os filhos deste solo, ou seja, as pessoas que aqui nasceram. Ele também reafirma o tanto que ama a pátria e que, entre outros mil lugares, essa é a terra mais adorada.

Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada!

A primeira estrofe descreve a beira tranquila do Rio Ipiranga, em São Paulo, por onde Dom Pedro I percorria seu trajeto quando proclamou a Independência do Brasil.

Resposta verificada por especialistas. O significado da terceira estrofe do hino nacional tem como objetivo saudar a sua pátria, o seu país que é adorado e idolatrado por seu povo.

O sujeito da primeira oração da letra do hino é "as margens plácidas do Ipiranga".

Por sua vez, as estrofes correspondem às seções dos textos poéticos que agrupam ao menos dois versos. Uma estrofe pode ser simples, composta ou livre, dependendo da organização métrica dos versos presentes nela.