Qual o tempo de vida de uma videira?

Perguntado por: aparaiso6 . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Uma vez fortalecida, com o cuidado devido, videiras podem viver e produzir uvas por 50 até 100 anos, então plante-as no local certo, porque movê-las interrompe o crescimento.

Localizada em Maribor, na Eslovênia, a videira mais antiga do mundo aparece em pinturas de 1600, mas sua origem remonta ao ano de 1570, o que garantiu seu lugar no Guinness Book, o Livro dos Recordes. Ela começou a crescer na velha muralha da cidade.

Os produtores estão cada vez mais preocupados com a qualidade, investindo em novas tecnologias, em novas espécies. O que mais chama a atenção é que, por causa do clima quente e seco, as videiras produzem uva até três vezes por ano.

Esse nome curioso representa o líquido adocicado que sai da planta ao cortar os ramos. Isso acontece quando as raízes estão ativas e absorvendo água do solo e, como ainda não há folhas para retê-la, é eliminada ao cortar os ramos. Ressaltamos que esse é um processo natural e não prejudicial ao plantio.

A recomendação de Jesus é clara: “Eu sou a videira e vós os ramos, aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5).

Se ainda assim não houver sinal de tecido verde, vá em direção à base, perto da raiz. Se não houver nada verde, então sim, sua plantinha morreu. Já se a árvore for maior, observe se há o surgimento de fungos na base do tronco e o som oco ao bater na madeira.

Parreira de Uvas, como produzir 2 vezes por ano | By Plantar em Casa | Facebook.

Essa dupla poda nada mais é do que desviar a produção da videira para o inverno, para esse momento onde há menos chuva e se consegue obter sanidade maior, além de um período de maturação mais prolongado. São programadas duas podas. Uma primeira dos galhos da videira em setembro que é a poda de formação.

A vinha é o conjunto de videiras, já videira é o termo usado para referir-se à parreira, o tipo de planta que dá origem à uva. A espécie de uva utilizada para a produção dos vinhos finos é a Vitis vinifera.

As videiras, também conhecidas como vinhas, são as plantas responsáveis pela produção das uvas. Quando bem cultivadas, elas podem continuar gerando frutos por cerca de 100 anos, embora algumas ultrapassem essa marca e continuem produzindo.

Dentre as pragas que atacam a videira nesta região, destacam-se: o ácaro-branco, o ácaro-rajado, a broca-dos-ramos, a mosca-branca, lagartas das folhas, a mosca-das-frutas, os tripes, a traça-dos-cachos e as cochonilhas.

Em condições favoráveis, as raízes da videira podem penetrar 20 m. Entretanto, a maioria delas se encontra nos primeiros 50 cm do solo.

Descontando-se frete, comissão, impostos, carga e descarga, o preço recebido pelo produtor situa-se em torno de R$ 10 a caixa. Com este preço a receita esperada é de R$ 50 mil e o lucro anual para 1 hectare de uva Niágara Rosada.

O espaçamento mais utilizado para uvas sem sementes é 3 m x 2 m, podendo haver variações para um maior ou menor adensamento por hectare. Como a videira necessita de sustentação, cada região vitícola adota um sistema que melhor se adapte às condições climáticas locais.