Tem tartaruga de água doce?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

As tartarugas podem viver em água doce ou salgada, dependendo da espécie. Em relação ao físico, a carapaça é arredondada e alta. O pescoço não é tão comprido e, ao colocar a cabeça para dentro do casco, não inclinam o pescoço para a lateral como os cágados e jabutis.

A temperatura e a luz solar para a tartaruga de água

  1. A temperatura da água deve ser morna, entre uns 26ºC e 30ºC, e como referimos antes na parte seca do aquário ou do terrário devem alcançar os raios de sol para que a tartaruga se possa secar e manter os seus ossos e carapaça saudáveis. ...
  2. Devem receber luz solar.

A maior tartaruga vivente é a marinha tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), cujo maior espécime descrito tem uma carapaça de 2,13 metros. Já a maior espécie vivente da Amazônia é um cágado, ou melhor, um tracajá, a tartaruga-de-cabeça-grande-do-Amazonas (Peltocephalus dumerilianus).

As tartarugas terrestres têm um casco mais alto e escamas mais grossas e firmes. As de água, por outro lado, apresentam-se mais “achatadas” e lisas, além de serem mais flexíveis. Além disso, as patas são diferentes: as terrestres têm dedos e garras muito fortes.

Os jabutis são exclusivamente terrestres, os cágados vivem tanto na terra quanto na água. Já as tartarugas são exclusivamente aquáticas. O que chamamos de tartarugas de aquário ou tartarugas domésticas são, na verdade, cágados.

Esses animais conseguem suportar até uma semana sem comida ou água; a alimentação de Gus é basicamente ração própria para tartaruga.

Ao colocar sua tartaruga em água clorada, podem surgir manchas brancas no casco, irritar os olhos e a pele. Não há necessidade de colocar pedrinhas ao fundo do aquário, nem plantas artificiais. Muitas vezes, na busca por algum nutriente elas intuitivamente engolem estes materiais e podem vir a morrer.

AS TARTARUGAS RECONHECEM OS SEUS DONOS? Sem ir ao mar, podemos dizer que elas costumam reconhecer a pessoa que regularmente alimenta ela, mais pelo cheiro do que pela visão.

Fique atento ao se aproximar de uma, pois a mordida de tartaruga marinha pode doer. Os bicos desse bichinho são bastante afiados, com uma mandíbula bem forte. Se encontrar uma por aí, é melhor manter distância e fotografar de longe. A mordida de tartaruga é perigosa porque é capaz de quebrar ossos e arrancar a pele.

Mito: Criar um tipo de ave chamada “Canção” ou “Tartarugacura a asma. Verdade: Não existe nenhum embasamento cientifico em relação a esta afirmação.

Com cuidados ótimos, as tartarugas aquáticas e semi-aquáticas poderão viver entre 30 a 40 anos.

As tartarugas adultas podem comer: maçã, pera, melancia, cenouras, melão e, em particular, plantas aquáticas se as tiver. Não devem comer: citrinos, espinhas ou couves que podem ser prejudiciais à sua saúde.

30 anos

Habitat: água doce (pântanos, riachos, lagoas, etc.); Hábitos alimentares: onívoro, Expectativa de vida: aproximadamente 30 anos.

Tartaruga-pintada
Esse pequeno animal é um cágado! Como o nome sugere, seu casco é pintado em listras, a pele é verde-escura, com riscos amarelo e laranja. O pet alcança os 25 centímetros, mas, para isso, é importante oferecer uma alimentação balanceada, com rações específicas para cágados.

Os Jabutis são exclusivamente terrestres e não sabem nadar, por isso a importância de saber diferenciar cada animal. Os cágados são semiaquáticos exclusivamente de água doce, passando a maior parte do tempo dentro da água, entretanto, saem para o meio terrestre também.

A seguir, confira cinco cuidados que você deve ter com ela.

  1. Cuidar da tartaruga-tigre-d'água: Adquirir um aquaterrário. ...
  2. Caprichar na iluminação. ...
  3. Cuidar da tartaruga-tigre-d'água: Aquecer, limpar e preparar o terrário. ...
  4. Oferecer rações específicas para cágados. ...
  5. Levar o pet para check-ups regulares no veterinário.

Legumes: pepino, abobrinha, cenoura e beterraba; Frutas: maçã e pera, manga, tomate, goiaba, pêssego, uva, caqui, banana e mamão; Proteína de origem animal: ovo cozido, pequenos crustáceo e larvas de insetos, sempre em pequena quantidade.

Nomes de tartaruga inspirados em comida
Goiaba, Tortellini, Tagliatelle, Tortuguita; Abobrinha, Cabotiá, Tucupi, Azeitona; Jabuticaba, Wasabi, Amora, Cenoura; Cookie, Donut, Brownie.

Quando a trouxer para casa pela primeira vez, deverá mergulhá-la na água algumas vezes durante a semana, para que ela se sinta completamente hidratada, cuidando para que sua cabeça fique acima da água. Normalmente, depois que a tartaruga ser mergulhada, ela começará imediatamente a beber água.

Dorme no fundo do mar, protegida nas pedras quando o fundo é rochoso ou com recifes. Também dorme boiando na superfície. Mas isso varia. Quando está em áreas oceânicas, por exemplo, prefere descansar na superfície ou na coluna de água.