Qual religião tem elefante?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

O hinduismo ainda tem uma divindade chamada Ganesha – o Deus Elefante, que representa características admiráveis como valor, sabedoria e coragem.

Ele é mais reverenciado como o removedor de obstáculos. Os devotos oram a ele pela remoção dos menores obstáculos aos maiores que eles enfrentam. Os praticantes de feng shui podem usar uma estátua de Ganesha para superar obstáculos, como obter esse nível superior na carreira ou ganhar uma bolsa de estudos na faculdade.

O elefante também é um símbolo da amizade, determinação e persistência. Com a tromba para cima, o elefante distribui boas energias para todo o ambiente. Ao utilizar a imagem do buda junto com elefante em casa, espera-se que traga mais harmonia, felicidade, amor e paz para o lar.

coruja

Uma coruja branca, imensa, com suas asas platinadas, bico dourado, sobrevoou silenciosamente a terra, parou sobre a montanha karé e, de forma insistente, perfurou o chão uma, duas, três vezes, muitas vezes...

Símbolo de Proteção: devido a sua grande força e poder, o elefante também é conhecido como um símbolo de proteção. Muitas pessoas colocam estatuetas na entrada de suas casas para garantir a proteção de seus familiares e quem quer mais que habite o lugar.

Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmã de Ogum e de Exú . É o orixá da caça; foi um caçador de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados.

Oxóssi: orixá da caça e protetor das florestas e animais. Ossanha/Ossaim: orixá das ervas e das folhas - o médico da floresta.

Conhecido como o Deus da sabedoria e da fortuna, Ganesha é um símbolo divino presente na cultura védica e na religião hindu. A figura é caracterizada por uma pessoa com cabeça de elefante com 4 braços que está sentada e em volta de muitas moedas de ouro.

Ganesha é um deus que, na tradição hinduísta, é conhecido por ser a entidade que destrói os obstáculos. Esse deus também é a representação do intelecto, da sabedoria, e o símbolo da fortuna. Há o costume de pedir para Ganesha abrir os caminhos para atrair prosperidade e felicidade.

Ganesha

Quem é o deus Ganesha:
Ganesha é o deus do intelecto, da sabedoria e da fortuna para a tradição religiosa do hinduísmo e védica. De acordo com a mitologia hindu, Ganesha é o primeiro filho de Shiva e Parvati, e considerado um dos deuses mais importantes desta cultura.

O que é Elefante:
Na cultura oriental, o elefante significa prosperidade, paz, força e longevidade. Existem apenas três espécies de elefantes ainda vivas: duas africanas e uma asiática.

Sua cabeça, como contamos acima, é a de um elefante; e o restante de seu corpo é a de um humano com quatro braços. O rosto de Ganesha representa o grande intelecto e a sabedoria do deus elefante. A barriga volumosa é símbolo de paciência e compreensão, a habilidade de lidar com o bem e o mau.

O deus hindu Ganesha possui 4 braços e assim cada um representa as qualidade do corpo sutil: Mente – Manas; Intelecto – Budhi; Ego – Ahamkarar; Consciência – Chitta. Mãos. Como Ele possui 4 braços, logo possui 4 mãos. Assim cada uma delas representa uma coisa.

Animais associados a Xangô: Cágado, Falcão, Águia, Carneiro e Leão.

No sincretismo religioso, Iemanja é associada a outras Santas, na Igreja Católica é Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.

Segundo Augras (2004), tais animais, por serem o prato votivo do orixá, devem ser evitados pelos seus filhos, como é caso do pato, animal sagrado para Yemanjá.

A líder religiosa tinha 96 anos e morreu de causas naturais.

Bará, a aranha pertence à Oxum.