Qual remédio para abrir as vias respiratórias?

Perguntado por: hvasques . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

O salbutamol relaxa a musculatura das paredes dos brônquios, ajudando a abrir as vias aéreas e tornando mais fácil a entrada e a saída de ar dos pulmões.

Fluimucil® é um medicamento expectorante que ajuda a eliminar as secreções produzidas nos pulmões, facilitando a respiração.

Quais são os principais sintomas?

  1. Nariz entupido;
  2. Tosse intensa, com secreção ou não;
  3. Mal-estar geral;
  4. Dor de cabeça;
  5. Dor na face;
  6. Coriza;
  7. Febre;
  8. Dor no pulmão.

O ibuprofeno e a nimesulida também podem ser prescritos com o intuito de tratar a inflamação das vias aéreas superiores e aliviar dores (na face, na garganta ou dores de cabeça).

O medicamento prednisolona tem propriedades com ação anti-inflamatória, antirreumática e antialérgica, sendo usado no tratamento de patologias que respondem bem ao uso de corticosteroides. Esse medicamento está disponível nas versões em comprimido, solução oral e em gotas.

O salbutamol relaxa a musculatura das paredes dos brônquios, ajudando a abrir as vias aéreas e tornando mais fácil a entrada e a saída de ar dos pulmões. Dessa forma alivia o aperto no peito, o chiado e a tosse, permitindo que você respire com mais facilidade.

Suco de mel com agrião
O remédio caseiro é um excelente descongestionante, responsável por limpar as vias respiratórias e melhorar a passagem do ar.

Gargarejos com água e sal. Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.

até 3 dias para alergias respiratórias. algumas horas ou até um dia para alergia alimentar (o início geralmente é imediato); reação imediata que pode durar de 30 minutos até uma hora (quando os sintomas aparecem depois de 24h, pode perdurar por semanas);

A prednisona é utilizada no tratamento de diversos problemas: alergias, distúrbios endócrinos e osteomusculares e doenças dermatológicas, reumatológicas, oftalmológicas e respiratórias, entre outras.

Sprays nasais e broncodilatadores são exemplos de remédios que ajudam a combater o sintoma. Eles devem ser usados sob prescrição médica. De preferência, acompanhados por medicações de controle da doença que provoca falta de ar – a exemplo de antialérgicos, anti-inflamatórios e antibióticos.

Amoxicilina e penicilina V são tratamentos de primeira linha graças à sua confiável ação antibiótica contra infecções pelo Streptococcus do grupo A.

Elas são causadas em sua maioria por vírus, do tipo influenza tipos A e B, vírus sinciciais respiratórios (VSR), o metapneumovírus humano, adenovírus e rinovírus. No entanto, também podem ser causadas por bactérias, como a faringite bacteriana, causada pelo Streptococcus pyogenes (grupo A).

Coriza, obstrução nasal, tosse, febre e dores de garganta, ouvido e cabeça costumam ser os principais sintomas.

Sintomas de pneumonia silenciosa
A pessoa apresenta sintomas respiratórios como tosse e febre, mas não apresenta falta de ar importante que indicaria que a saturação de oxigênio estava baixando, com necessidade de procurar imediatamente socorro médico.

Prednisona e prednisolona são os mais conhecidos, sendo receitados em forma oral (comprimidos) para tratamentos pontuais por aliviarem os sintomas críticos da asma.