Qual tigre não existe na natureza?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

O tigre de Bali (Panthera tigris ssp. balica) foi declarado extinto em 1940; portanto, essa espécie de tigre atualmente não existe na natureza nem em cativeiro.

O tigre-de-bali (Panthera tigris sondaica) é uma população extinta de tigres que vivia na ilha de Bali, na Indonésia. Os últimos animais da espécie foram registrados no final da década de 1930, embora alguns provavelmente tenham sobrevivido até a década de 1940 e, possivelmente, na década de 1950.

De acordo com a atualização, existem hoje entre 3.726 e 5.578 tigres na natureza pelo mundo, sem contar com filhotes.

A provável causa do sumiço desses animais é a extinção da megafauna ao final do Pleistoceno, como os dentes-de-sabre eram especialistas em caçar herbívoros de grande porte, quando suas presas foram extintas, eles também foram.

Em 2012, estimou-se que a população total de leão-baio no Brasil era de 327.814 indivíduos. Entretanto a população efetiva (N) correspondia a cerca de 3.489 indivíduos. O valor da população efetiva é o que de fato importa em termos da persistência das espécies a longo prazo.

Tigres brancos são raros na natureza porque ambos os pais devem carregar o gene específico que proporciona a pelagem única. Quando adultos, eles podem chegar a mais de 2,70 metros e pesar mais de 100 quilos.

Se o interesse for em um tigre adulto, isso às vezes pode ser adquirido gratuitamente, caso algum proprietário esteja tentando doar o animal. Quanto aos filhotes, dependendo de qual espécie, é possível encontrá-los em valores de R$ 4 mil a R$ 12 mil.

Panthera tigris tigris
Devido as destruições de seu habitat e caça o tigre siberiano diminuiu de tamanho. Atualmente o maior tigre do mundo é o tigre-de-bengala. O tigre-siberiano além disso é o 5° maior mamífero carnívoro terrestre estando depois do Leão-Africano, Tigre-de-bengala, Urso-pardo e do Urso-polar.

No confronto um a um o tigre leva vantagem, mas quando a disputa é maior os resultados se invertem. A conclusão é de que no embate um contra um, o tigre vence. Na natureza, é possível que o leão dê mais trabalho para o felino.

O Tigre de Ngandong (nome científico: Panthera tigris soloensis) foi uma antiga subespécie de tigre extinta que viveu durante o período pleistoceno superior(a aproximadamente 195 mil anos), no que hoje é a Ilha de Java(que antes fazia parte do continente). É considerado o maior tigre que já existiu.

Rinoceronte Negro do Oeste Africano
O rinoceronte negro do oeste africano é o animal mais recentemente extinto desta lista. Em 2011, esta subespécie desapareceu de seu habitat.

Atualmente, a Índia acolhe 70% da população mundial de tigres, uma espécie que também subsiste em outros países asiáticos, como Bangladesh, Vietnã, Tailândia, Nepal e Camboja.

O ligre é um híbrido, uma mistura de leão e tigre, que resultou no maior felino do mundo. Ele tem quase cem vezes o tamanho de um gato doméstico e o dobro do tamanho de um leão africano.

Nenhum animal come o tigre. Quando eles morrem são decompostos por fungos e bactérias e servem de alimentos para algumas aves e formigas.

Para adotar um animal silvestre, é preciso preencher um cadastro no site do IAP, o qual será avaliado pelo órgão, assim como os locais onde os animais devem ser mantidos. Se tiver seu cadastro aprovado, o voluntário deverá aguardar contato do IAP informando que há um animal à disposição.

O tigre do sul da China (Panthera tigris tigris) é uma população de tigres das províncias de Fujian, Guangdong, Hunan eJiangxi, no sul da China.

Tigre branco – Papai Ravi
Um fato curioso é que o Beto Carrero foi o único zoo do Brasil a conseguir unir tigres no mesmo recinto, com isso tivemos o primeiro nascimento de tigres brancos do Brasil.