Quando dá para fazer o teste de gravidez?

Perguntado por: nfelix . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

QUANDO DEVO FAZER O TESTE DE GRAVIDEZ? A recomendação dos especialistas é de que o teste de gravidez seja feito a partir do primeiro dia de atraso da menstruação (cerca de 14 dias depois da ovulação).

Resultados 6 dias antes do atraso da menstruação
Quando você quer saber se está grávida, esperar para fazer um teste pode ser difícil. É por isso que o Teste de gravidez Saiba Antes pode ser usado até 6 dias antes do atraso menstrual, ou seja, 5 dias antes do dia esperado para o início da menstruação.

Se você não conseguir esperar até a data prevista da menstruação, realize o teste pelo menos uma a duas semanas após fazer sexo. Esse tempo de espera é importante porque seu corpo precisa desenvolver um nível de hormônio hCG suficiente para ser detectado pelo teste de gravidez.

PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ
São eles: Atraso menstrual; Náuseas (enjoo e vômitos); Mastalgia (dores na mama e maior sensibilidade na região).

Primeira semana de gravidez: 5 sintomas que podem surgir

  1. Cólicas abdominais. ...
  2. Sensibilidade nas mamas. ...
  3. Cansaço excessivo. ...
  4. Variações de humor. ...
  5. Repulsa para cheiros fortes.

Os testes de gravidez sanguíneos costumam ficar positivos entre o 8º e o 13º dia após a concepção, ou seja, 1 a 6 dias antes do atraso menstrual. A partir do primeiro dia de atraso menstrual, a chance do teste de gravidez de sangue dar positivo é de 99%.

Os sinais nas primeiras semanas de gestação
1ª semana: Alteração na cor do corrimento vaginal e cólica abdominal. 2ª semana: Mamas sensíveis, aversão a cheiros fortes, alterações de humor e cansaço mais frequente. 3ª semana: Pequeno sangramento vaginal (pouco comum). 4ª semana: Atraso da menstruação, enjoos e vômitos.

Sintomas da gravidez antes do atraso menstrual

  1. Náuseas e vómitos. ...
  2. Sono e cansaço. ...
  3. Alterações de humor. ...
  4. Frequência urinária. ...
  5. Prisão de ventre. ...
  6. Inchaço abdominal e pressão no baixo-ventre. ...
  7. Melasma (manchas escuras na pele) ...
  8. Aumento da temperatura corporal basal.

Alguns sintomas, como cólicas abdominais, corrimento rosado ou sensibilidade nos seios podem ser notados por algumas mulheres. A fecundação ocorre quando o espermatozoide entra no interior do óvulo.

8 sinais de gravidez antes do atraso e como confirmar

  1. Náuseas e vômitos. ...
  2. Tontura e sono excessivo. ...
  3. Aumento dos seios. ...
  4. Mudanças repentinas de humor. ...
  5. Pequeno sangramento vaginal rosado. ...
  6. Aumento da frequência urinária. ...
  7. Cólica abdominal. ...
  8. Atraso menstrual.

Você pode fazer o teste até 6 dias antes do seu atraso menstrual, que é 5 dias antes do início esperado da menstruação. Se você fizer o teste antes do início esperado da menstruação e obtiver o resultado “Não grávida”, ainda haverá uma chance de que você esteja grávida.

Para engravidar, basta apenas UM espermatozóide. A cada 1 ml de esperma ejaculado por um homem fértil são, ao menos, 15 milhões deles, podendo chegar a 100 milhões/ml.

Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.

caso tenha sido em dia fértil a relação sexual, poderá dar positivo após 10 dias, mas o ideal é que se faça o exame de sangue! Os testes de farmácia não são muito confiáveis, por isso o melhor a fazer é depois de 12 a 14 dias após a relação sexual que se suspeita ter acontecido a gestação.

Se o coito ocorrer no mesmo dia da ovulação, a fecundação pode ocorrer dentro das próximas 24 horas. Ou seja, a fecundação pode ocorrer em qualquer um dos seis dias seguintes ao coito.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.