Quando devo parar de tomar sinvastatina?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Olá, não é necessário desmame da sinvastatina. Mas é raro paciente que iniciado o tratamento com estatina irá ter a medicação suspensa. Isso porque o objetivo desse tipo de tratamento está voltado para a redução do risco cardiovascular, sendo para tal um tratamento contínuo.

depressão; inflamação dos pulmões, causando problemas respiratórios, incluindo tosse persistente e/ou falta de ar ou febre; problemas de tendão, algumas vezes complicado pela ruptura do tendão; dor, sensibilidade ou fraqueza muscular que em casos muito raros podem não passar depois de parar com sinvastatina.

A sinvastatina reduz de forma significativa os níveis do mau colesterol (colesterol LDL) e dos triglicérides e aumenta os níveis do bom colesterol (colesterol HDL). Ao tomar sinvastatina e fazer dieta, você estará controlando a quantidade de colesterol que ingere e a quantidade que seu organismo produz.

As estatinas devem ser tomadas diariamente. Em raros casos, o médico pode sugerir o uso em dias alternados, principalmente nos pacientes que apresentam efeitos colaterais. Aparentemente tomar uma estatina dia sim, dia não, só é eficaz se a dose do comprimido for aumentada.

O uso da sinvastatina pode ser intermitente ou cdeve ser contínuo? Quando indicado, o uso das estatinas (como a Sinvastatina), deve ser feito de forma contínua. É importante o seguimento clinico para ajuste das doses de acordo com a meta lipídica relacionada à sua classificação de risco cardiovascular!

Habitualmente não usamos esse tipo de medicamento por apenas 3 meses. Eles auxiliam no controle do colesterol. Se você suspender o uso da sinvastatina, o colesterol costuma aumentar novamente.

Este medicamento tem como uma de suas indicações a redução do risco cardiovascular, em outras palavras, diminuir a sua chance de sofrer um infarto ou AVC.

Depois de quanto tempo fazendo uso de sinvastatina, o colesterol começa a baixar? Começa a baixar logo, mas geralmente o efeito pleno só é atingido depois de vários dias, por isso geralmente quando iniciamos o uso do medicamento repetimos o exame de sangue depois de 60 dias.

Um dos fatores que mais influenciam no aparecimento de lesão muscular pelas estatinas é a associação com outras drogas. A sinvastatina e a lovastatina são as estatinas que mais sofrem interação medicamentosa capaz de provocar miopatia.

Um efeito colateral das estatinas costuma ser muita dor muscular e isso pode explicar o seu cansaço, algumas vezes resolve trocando a estatina caso contrário deve trocar para outra classe de medicamento redutor de colesterol como ezetimiba.

Indicada para reduzir os riscos à saúde decorrentes das doenças cardiovasculares, a Sinvastatina diminui os níveis do mau colesterol (LDL) e de triglicérides ao mesmo tempo em que aumenta o bom colesterol (HDL) no sangue.

Os valores considerados normais devem ser estar em torno de 200mg/dL; Ligeiramente altos quando estão entre 200 e 239 mg/dL e altos quando estão acima de 240 mg/dL.

As medicações para colesterol são de uso contínuo, a não ser que você consiga um bom controle com alimentação adequada e atividade física. Se os níveis de colesterol estão controlados devido uso da medicação, se você suspender a tendência a volta a subir. Converse com seu médico sobre isso.

Quem tem colesterol alto pode sim comer ovo, mas com moderação. Nutricionistas apontam que ovo é um alimento muito nutritivo, com fonte de proteína e demais nutrientes.

Não, a sinvastatina não é contra indicada em pacientes com esteatose hepática. Há inclusive estudos que sugerem ser um medicamento benéfico nessa situação.

A sinvastatina age reduzindo a ação de uma enzima encontrada no fígado, responsável pela produção do colesterol e também age aumentando a remoção do colesterol sanguíneo, consequentemente reduzindo a concentração do colesterol circulante no sangue.

Pode sim. A losartana, normalmente é prescrita de 12 em 12 horas e a sinvastatina a noite.

São contraindicações ao uso concomitante de sinvastatina: itraconazol, cetoconazol, posaconazol, eritromicina, claritromicina, inibidores da protease, gemfibrozil, ciclosporina e danazol.as.