Quanto tempo tem que tomar sinvastatina?

Perguntado por: iazambuja . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

O tempo não é predefinido, mas, em geral, é m tratamento prolongado. Seu médico deve ter prescrito por 30 dias para reavaliação e ajuste de dose.

O uso da sinvastatina na maioria absoluta das vezes não traz nenhum tipo de prejuízo, mesmo se usada por longos períodos. Os efeitos colaterais mais comuns, mas ainda raros, são mialgias (dores musculares), miosite (inflamação dos músculos) e hepatite medicamentosa.

Olá, não é necessário desmame da sinvastatina. Mas é raro paciente que iniciado o tratamento com estatina irá ter a medicação suspensa. Isso porque o objetivo desse tipo de tratamento está voltado para a redução do risco cardiovascular, sendo para tal um tratamento contínuo.

Este medicamento tem como uma de suas indicações a redução do risco cardiovascular, em outras palavras, diminuir a sua chance de sofrer um infarto ou AVC. Por outro lado pode apresentar efeitos colaterais e não está indicação para todas as pessoas.

Um dos fatores que mais influenciam no aparecimento de lesão muscular pelas estatinas é a associação com outras drogas. A sinvastatina e a lovastatina são as estatinas que mais sofrem interação medicamentosa capaz de provocar miopatia.

depressão; inflamação dos pulmões, causando problemas respiratórios, incluindo tosse persistente e/ou falta de ar ou febre; problemas de tendão, algumas vezes complicado pela ruptura do tendão; dor, sensibilidade ou fraqueza muscular que em casos muito raros podem não passar depois de parar com sinvastatina.

Se você parar de tomar sinvastatina, seus níveis de colesterol podem aumentar novamente. Se você não conseguir atingir a sua meta de colesterol LDL utilizando sinvastatina 40 mg, seu médico deve mudar para outro medicamento para reduzir o colesterol.

As medicações para colesterol são de uso contínuo, a não ser que você consiga um bom controle com alimentação adequada e atividade física. Se os níveis de colesterol estão controlados devido uso da medicação, se você suspender a tendência a volta a subir. Converse com seu médico sobre isso.

Indicada para reduzir os riscos à saúde decorrentes das doenças cardiovasculares, a Sinvastatina diminui os níveis do mau colesterol (LDL) e de triglicérides ao mesmo tempo em que aumenta o bom colesterol (HDL) no sangue.

Sinvastatina dá sono? Pode ser que algumas pessoas tenham sono como um dos efeitos colaterais mais comuns da Sinvastatina, porém, é indicado que converse com seu médico para verificar potenciais causas ou alterações no organismo.

Não, a sinvastatina não é contra indicada em pacientes com esteatose hepática. Há inclusive estudos que sugerem ser um medicamento benéfico nessa situação.

Geralmente, as alterações nos níveis sanguíneos de colesterol ocorrem após 2-3 meses do uso regular da medicação. Vale ressaltar, que não é uma medicação isenta de riscos, por isso, só deve ser usada conforme orientação médica. Atenciosamente.

A sinvastatina age reduzindo a ação de uma enzima encontrada no fígado, responsável pela produção do colesterol e também age aumentando a remoção do colesterol sanguíneo, consequentemente reduzindo a concentração do colesterol circulante no sangue.

Não emagrece. Seus efeitos colaterais mais comuns são dores musculares, toxicidade muscular e hepática. Ainda assim, se bem indicada, é uma medicação com ótima relação entre benefício e risco, pois é capaz de prevenir eventos cardiovasculares, como infartos e AVC.